Deputado Antonio Carlos Arantes homenageia Fernando Miranda pelo trabalho de resgate histórico em Jacuí

Foto: Nelson Duarte/Jornal Sudoeste

No início da noite de sexta-feira, 12, o deputado Antonio Carlos Arantes participou de reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Jacuí, onde prestou homenagem ao presidente da Sociedade Amigos de Jacuí (SAJ), Fernando Miranda Jorge, e fez entrega de certificado a Associação dos Historiadores e Pesquisadores dos Sertões de Jacuhy, pelos encontros anuais realizados em municípios associados.

Arantes destacou a importância da valorização cultural e histórica das cidades do interior, afirmando que “povos que não preservam a sua história, correm o risco de perder a identidade”.

“Esse é um gesto simbólico de reconhecimento ao trabalho de quem se dedica a preservar a nossa história. Muitas vezes, as pessoas não sabem da riqueza cultural e da relevância histórica que nossa região possui. Jacuí, por exemplo, é a cidade mais antiga do Sudoeste Mineiro, e foi palco de episódios marcantes desde o período colonial. Quando valorizamos o passado, conseguimos compreender melhor o presente e projetar o futuro”, afirmou.

O deputado lembrou que, em diversos momentos, o município teve papel de destaque, desde a época dos exploradores do ouro, até a fase em que abrigou estruturas de grande relevância, como a antiga Casa da Moeda. “A história de Jacuí é rica, por isso que trabalhos como o de Fernando e outros pesquisadores e historiadores, são fundamentais. Resgatam memórias que poderiam se perder no tempo e devolvem à sociedade o orgulho de sua origem”, completou.

Como Fernando Miranda Jorge não pôde estar presente, o médico Jamil Jorge Simão, vice-presidente da SAJ e proprietário das terras onde se localiza o Sítio Arqueológico do Lanhoso, o representou, e recebeu das mãos do deputado, o certificado de congratulações à Associação dos Historiadores e Pesquisadores dos Sertões de Jacuhy.

Doutor Jamil disse que “Fernando é uma pessoa comprometida, que pensa Jacuí e toda a região. Ele se dedica a valorizar a memória do nosso povo. Sua atuação por meio da SAJ, em parceria com a Associação dos Historiadores, tem sido relevante para que possamos compreender a nossa identidade e transmitir esse legado às futuras gerações”, destacou. Acrescentou que Fernando “é um entusiasta da cultura local e tem excelentes planos para a renovação da SAJ, com apoio da diretoria e de um grupo composto por ex-prefeito, vereador, historiadora, advogada, médico, empresários e pedagoga”.

Conforme enfatiza Doutor Jamil, a SAJ foi responsável pela doação de setenta lotes para construção de moradias, nos bairros São Geraldo e São Carlos, através do trabalho iniciado pelo padre Thomaz Patrick O’brien e do engenheiro Mário Goulart. “Com o trabalho do Fernando Miranda Jorge serão regularizadas quarenta escrituras para quem ganhou o terreno, e continuaremos nos dedicando até que todos estejam devidamente documentados”, disse.

Sobre o resgate histórico, Doutor Jamil disse que não obstante a falta de apoio da administração municipal, a expectativa é que a SAJ volte a crescer, mostrar as ruínas do Sítio Arqueológico do Lanhoso, com suporte no excelente trabalho feito pelo Professor Grillo e historiadora Renata Baquião, secretária das duas entidades”.

Fernando Miranda Jorge ao “JS”, se disse honrado com as referências feitas pelo deputado. Agradeceu em nome da SAJ, salientando que Antonio Carlos conhece e reconhece o trabalho da Sociedade Amigos de Jacuí para o município.

Conforme salienta, constam dos planos da SAJ, entre outros, o desenvolvimento turístico através de um memorial com a recuperação de quatorze quadros, remanescentes da extração e pesquisas das Ruínas do Sítio Lanhoso, transformados em vinte e sete de menor porte, para melhor visualização. As peças extraídas, estão em processo de finalização no Museu Arqueológico do Carste em Pains (MG), e poderão incorporar o acervo do Memorial. Dependerá de sua construção, ou espaço apropriado para recepção das peças, limpas, já identificadas e catalogadas.

Outro objetivo, segundo o presidente, é a construção da sede própria. “Com esse importante apoio que certamente recebemos do deputado Arantes, nossos planos serão concretizados”, finalizou o presidente da SAJ.