Escola Clóvis Salgado promove Feira Agrotecs em outubro

Em celebração aos dois anos de abertura do curso técnico em Agronegócio do Clóvis Salgado, que segue incentivando os alunos a empreender, a cultivar e a preparar-se para o mundo do agro, acontecerá no dia 3 de outubro a Feira Agrotecs. A Feira tem como objetivo apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos, realizando experimentos, com dinâmicas na maior horta de escolas da região.
Cabe pontuar que durante o curso, nas aulas teóricas, os alunos aprendem a lidar com a matéria-prima até a sua comercialização, podendo compreender a importância de tornar o agro uma potência de empreendedorismo, focado nos pequenos e médios produtores rurais e familiares da nossa região.
De acordo com o professor Vinícius “o agronegócio não só engloba a terra, mas também toda a logística até a casa do consumidor”. Isso demonstra que os alunos podem realizar o curso mesmo sem afinidade com atividades rurais, uma vez que também há a possibilidade de atuar em empresas.
Desde o ano passado os professores e os alunos estavam planejando uma feira para apresentar o curso a toda a comunidade, e após meses de planejamento, a tão esperada feira irá acontecer, no dia 3 de outubro. Na Agrotecs cujo nome foi inventado pelos próprios alunos, será apresentado o desenvolvimento da horta, apresentações das matérias do curso, vendas de produtos elaborados pelos estudantes e parcerias com outras empresas.
A Agrotecs foi pensada em quatro estações: Zootecnia, Cooperativismo, Práticas Agrícolas e Gestão no Agronegócio. Durante todo o dia, será possível que alunos de diversas escolas participem das apresentações e concorram a prêmios doados pelos apoiadores do evento. Os professores que coordenam o curso e a Feira são: Alyson Braghini, Brenda Arantes, Pedro Massoli e Vinícius Pedroso. O curso tem atualmente quatro turmas, sendo a maior escola em agronegócio da região, e tem previsão de matrículas agora no final de 2025.
(Escola Estadual Clóvis Salgado)