Vereador de Paraíso apresentou propostas que integrarão grupo de trabalho nacional e pediu que educação digital seja incluída na LDB

Vereador Roney Vilaça fala na Câmara dos Deputados sobre combate à pedofilia digital Foto: Divulgação

O vereador Roney Vilaça (PSD), de São Sebastião do Paraíso, participou no dia 16, terça-feira, de audiência pública da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, em Brasília, que debateu o “Combate à Pedofilia Digital no Brasil”. O convite foi feito pela deputada federal Delegada Ione, presidente da Frente Parlamentar de Combate à Pedofilia.

Na ocasião, Vilaça destacou a necessidade de fortalecer políticas públicas de prevenção e enfrentamento aos crimes digitais contra crianças e adolescentes. Com 19 anos de experiência como policial civil e atual responsável pela Procuradoria Especial de Proteção da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, ele apresentou propostas que agora passam a integrar um grupo de trabalho da Câmara destinado a elaborar projetos de lei sobre o tema.

Professor de formação, com três anos de atuação em escolas públicas, o vereador defendeu que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) seja atualizada para incluir, em todos os cursos superiores, a disciplina de Educação Digital e Proteção da Infância contra Abusos. Segundo ele, esses conteúdos também devem ser trabalhados de forma transversal na educação básica, desde a primeira infância, com linguagem adequada a cada faixa etária. “Precisamos criar uma barreira de conhecimento e consciência contra abusos. Educar crianças, jovens, famílias e profissionais é o caminho mais eficaz para prevenir e enfrentar essa violência”, afirmou.

Além da participação na audiência, Vilaça cumpriu agenda em gabinetes de parlamentares mineiros. Ele se reuniu com o senador mineiro Cleitinho e com a deputada federal Delegada Ione, levando demandas de São Sebastião do Paraíso e solicitando recursos para o município.