Diretores da EPR Vias do Café visitam Câmara de Paraíso e discutem condições da MGC-491
O
diretor-presidente da EPR Vias do Café, acompanhado do gerente de operações da
concessionária, João Toledo, esteve na Câmara Municipal de São Sebastião do
Paraíso na tarde de quinta-feira (2) para uma reunião com vereadores. O
encontro foi motivado por ofícios e cobranças do Legislativo acerca das
condições da MGC-491, rodovia sob concessão da empresa, especialmente no trecho
inicial que liga Paraíso a Monte Santo de Minas, próximo a um atacarejo
localizado na saída da cidade.
Durante
a visita, os dirigentes apresentaram um conjunto de esclarecimentos sobre as
demandas apontadas pela população e pelo Legislativo. O presidente da Câmara,
vereador Lisandro Monteiro, destacou a importância do diálogo direto com a
concessionária. “Em quase uma década de mandato, é a primeira vez que temos uma
reunião como esta. É fundamental estreitarmos os laços, abrirmos canais de
diálogo e cobrarmos de perto as soluções que a população espera”, afirmou.
O
diretor-presidente da EPR, Diogo Santiago, reconheceu a legitimidade das
reivindicações e informou que a empresa revisou prioridades de intervenção com
base no histórico de acidentes da rodovia. Destacou que o diretor-executivo
José Salim é o responsável direto pela concessão na região e garantiu que a
concessionária manterá comunicação aberta com a Câmara.
Entre
os pontos abordados pelos vereadores, Luiz de Paula alertou para os riscos
constantes enfrentados por motoristas, enquanto a vereadora Cidinha Cerize chamou
atenção para a segurança dos ciclistas que utilizam a rodovia. Ela defendeu
medidas mais eficazes de proteção e sinalização voltadas para este público.
Em
resposta, a EPR apresentou algumas ações já em andamento, como a instalação de
defensas metálicas em trechos críticos, reforço de placas de advertência,
revisão de dispositivos de controle de velocidade no entorno do aeroporto e
sinalização provisória em pontos próximos ao ataca-rejo. Também foram citados
serviços de manutenção rotineira, como roçada, limpeza de faixas de domínio e
aplicação de microrrevestimento — medida paliativa que melhora a aderência e
sela trincas até a execução de obras estruturais.
Os
dirigentes ainda informaram que estão em estudo a implantação de terceira faixa
em trechos de serra, a adaptação de acostamentos para criação de segmentos
adicionais de pista e alternativas para pontos de longa descida com rampas de
escape. Em relação à segurança de ciclistas, a empresa se mostrou disposta a
dialogar com associações locais e mapear melhorias, incluindo faixas
compartilhadas e itens de visibilidade.
Lisandro Monteiro concluiu reafirmando que o Legislativo permanecerá vigilante e cobrando soluções efetivas. “A população não pode continuar exposta a riscos em uma rodovia de tamanha importância. Nossa missão é assegurar que ela ofereça condições seguras a todos os usuários”, finalizou.
