Diretores da EPR Vias do Café visitam Câmara de Paraíso e discutem condições da MGC-491

Foto: ASSCAM

O diretor-presidente da EPR Vias do Café, acompanhado do gerente de operações da concessionária, João Toledo, esteve na Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso na tarde de quinta-feira (2) para uma reunião com vereadores. O encontro foi motivado por ofícios e cobranças do Legislativo acerca das condições da MGC-491, rodovia sob concessão da empresa, especialmente no trecho inicial que liga Paraíso a Monte Santo de Minas, próximo a um atacarejo localizado na saída da cidade.

Durante a visita, os dirigentes apresentaram um conjunto de esclarecimentos sobre as demandas apontadas pela população e pelo Legislativo. O presidente da Câmara, vereador Lisandro Monteiro, destacou a importância do diálogo direto com a concessionária. “Em quase uma década de mandato, é a primeira vez que temos uma reunião como esta. É fundamental estreitarmos os laços, abrirmos canais de diálogo e cobrarmos de perto as soluções que a população espera”, afirmou.

O diretor-presidente da EPR, Diogo Santiago, reconheceu a legitimidade das reivindicações e informou que a empresa revisou prioridades de intervenção com base no histórico de acidentes da rodovia. Destacou que o diretor-executivo José Salim é o responsável direto pela concessão na região e garantiu que a concessionária manterá comunicação aberta com a Câmara.

Entre os pontos abordados pelos vereadores, Luiz de Paula alertou para os riscos constantes enfrentados por motoristas, enquanto a vereadora Cidinha Cerize chamou atenção para a segurança dos ciclistas que utilizam a rodovia. Ela defendeu medidas mais eficazes de proteção e sinalização voltadas para este público.

Em resposta, a EPR apresentou algumas ações já em andamento, como a instalação de defensas metálicas em trechos críticos, reforço de placas de advertência, revisão de dispositivos de controle de velocidade no entorno do aeroporto e sinalização provisória em pontos próximos ao ataca-rejo. Também foram citados serviços de manutenção rotineira, como roçada, limpeza de faixas de domínio e aplicação de microrrevestimento — medida paliativa que melhora a aderência e sela trincas até a execução de obras estruturais.

Os dirigentes ainda informaram que estão em estudo a implantação de terceira faixa em trechos de serra, a adaptação de acostamentos para criação de segmentos adicionais de pista e alternativas para pontos de longa descida com rampas de escape. Em relação à segurança de ciclistas, a empresa se mostrou disposta a dialogar com associações locais e mapear melhorias, incluindo faixas compartilhadas e itens de visibilidade.

Lisandro Monteiro concluiu reafirmando que o Legislativo permanecerá vigilante e cobrando soluções efetivas. “A população não pode continuar exposta a riscos em uma rodovia de tamanha importância. Nossa missão é assegurar que ela ofereça condições seguras a todos os usuários”, finalizou.