Reta final da temporada da F1

Faltam apenas seis corridas e 174 pontos estão em jogo na disputa pelo título entre a dupla da McLaren e Max Verstappen que corre por fora sem nada a perder
Em 2026 George Russell seguirá na Mercedes, que espera por Verstappen em 2027 Foto: Sutton Images

A F1 entra na reta final da temporada 2025 com o GP dos Estados Unidos, 19ª etapa do campeonato, que terá pontos extra com a 4ª de seis corridas Sprint do ano. Desde 2012 o Circuito das Américas em Austin, capital do Texas, passou a sediar a corrida que tem uma peculiaridade de sempre o vencedor sair da primeira fila do grid, apesar de ser uma pista que proporciona muitas ultrapassagens. 

O traçado possui 5.513 metros de extensão. É uma pista completa, nas palavras de Mario Isola, chefe da Pirelli, fornecedora de pneus para a categoria. O grande destaque é a Curva 1 que precede uma subida de 22 metros de altitude onde todo mundo chega junto no ponto de freada após a largada buscando posições. Não é raro acontecer toques e chega-pra-lá, antes de iniciar a sequência de curvas de média e alta velocidade a caminho da longa reta que leva ao trecho final com outra sequência de curvas de 90º. Tudo isso num asfalto ondulado por conta da topografia do terreno onde a pista foi construída. A previsão para este final de semana é de temperaturas acima dos 31ºC, o que gerou o alerta de temperatura da FIA, onde os pilotos que não quiserem usar vestimenta com sistema de resfriamento, são obrigados a levar um lastro de 5kg no cockpit para compensar o peso dos que optarem pela roupa anti-calor. A previsão é de duas paradas para troca de pneus durante a corrida de 56 voltas no domingo.

Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren, são os principais candidatos ao título, mas para efeitos estatísticos, matematicamente cinco pilotos têm chances de vencer o campeonato, embora remotas para os demais. Piastri lidera o campeonato com 336 pontos, seguido por Norris com 314. Max Verstappen (3º colocado) ainda está vivo com 273 pontos e ressurgiu na disputa depois de duas vitórias e dois 2º lugares nas últimas 4 corridas. Mas o holandês corre por fora e não tem nada a perder. São 174 pontos em jogo e 63 o separa de Piastri. O lado negativo é que Verstappen precisa de uma combinação de resultados e contar com contratempos dos pilotos da McLaren para descontar a vantagem do líder. O lado positivo é que a melhora da Mercedes colocou George Russell no páreo por vitórias, o que significa que ele pode tirar pontos importantes de Piastri e Norris. E tem a Ferrari que venceu em Austin no ano passado, mas ainda não ganhou nesta temporada, e seria um desastre para a equipe italiana terminar o ano sem nenhuma vitória. Esses fatores jogam a favor de Verstappen, mas ainda assim são poucas as chances de conquistar o heptacampeonato devido a grande diferença de pontos para o líder do campeonato. Só para registro, George Russell e Charles Leclerc são os outros pilotos com chances matemáticas.

Sem a pressão do título de construtores conquistado em Cingapura, as atenções da McLaren se concentram na disputa entre seus pilotos depois da tensão que se instalou entre eles no GP de Cingapura devido a um toque de Norris no companheiro de equipe após a largada. Norris terminou em 3º e Piastri em 4º. Há uma regra estabelecida pelo chefe da equipe, Andrea Stella, em que eles são livres para disputar vitórias desde que não batam um no outro. E Norris já bateu duas vezes em Piastri nesta temporada. A outra foi no Canadá. O clima foi amistoso até antes da largada em Cingapura, mas à medida que o campeonato se afunila e com os nervos à flor da pele, tende a aumentar a rivalidade..

A programação do GP dos Estados Unidos tem neste sábado a corrida Sprint com largada às 14h, e a definição do grid para a corrida do domingo às 18h. A largada para a 19ª etapa do campeonato será às 16h do domingo.

Mercedes demorou, mas renovou contrato de Russell

A Mercedes finalmente renovou o contrato de George Russell e confirmou a permanência do novato Kimi Antonelli para o ano que vem. No comunicado, nenhuma citação sobre a duração do contrato de Russell além de 2026. Isso significa que Toto Wolff não desistiu do desejo de ter Max Verstappen na equipe a partir de 2027. O holandês vem sendo flertado pelo chefe da Mercedes desde o ano passado. O contrato de Verstappen com a Red Bull termina no final de 2028, mas dificilmente será cumprido se a Mercedes tiver um carro melhor que o da Red Bull. O próximo ano será marcado por grandes mudanças de regulamento de carros e motores da F1, e muitos especialistas apostam que a Mercedes deverá estar um passo à frente dos adversários, principalmente no desenvolvimento dos motores.

 

FOTO COM A LEGENDA: (crédito: Sutton Images)

Em 2026 George Russell seguirá na Mercedes, que espera por Verstappen em 2027