Reta final da temporada da F1
Faltam apenas seis corridas e 174 pontos estão em jogo na disputa pelo título entre a dupla da McLaren e Max Verstappen que corre por fora sem nada a perder

A F1 entra na reta final da temporada 2025 com o GP dos
Estados Unidos, 19ª etapa do campeonato, que terá pontos extra com a 4ª de seis
corridas Sprint do ano. Desde 2012 o Circuito das Américas em Austin, capital
do Texas, passou a sediar a corrida que tem uma peculiaridade de sempre o
vencedor sair da primeira fila do grid, apesar de ser uma pista que proporciona
muitas ultrapassagens.
O traçado possui 5.513 metros de extensão. É uma pista
completa, nas palavras de Mario Isola, chefe da Pirelli, fornecedora de pneus
para a categoria. O grande destaque é a Curva 1 que precede uma subida de 22
metros de altitude onde todo mundo chega junto no ponto de freada após a
largada buscando posições. Não é raro acontecer toques e chega-pra-lá, antes de
iniciar a sequência de curvas de média e alta velocidade a caminho da longa
reta que leva ao trecho final com outra sequência de curvas de 90º. Tudo isso
num asfalto ondulado por conta da topografia do terreno onde a pista foi
construída. A previsão para este final de semana é de temperaturas acima dos
31ºC, o que gerou o alerta de temperatura da FIA, onde os pilotos que não
quiserem usar vestimenta com sistema de resfriamento, são obrigados a levar um
lastro de 5kg no cockpit para compensar o peso dos que optarem pela roupa
anti-calor. A previsão é de duas paradas para troca de pneus durante a corrida
de 56 voltas no domingo.
Oscar Piastri e Lando Norris, ambos da McLaren, são os
principais candidatos ao título, mas para efeitos estatísticos, matematicamente
cinco pilotos têm chances de vencer o campeonato, embora remotas para os
demais. Piastri lidera o campeonato com 336 pontos, seguido por Norris com 314.
Max Verstappen (3º colocado) ainda está vivo com 273 pontos e ressurgiu na
disputa depois de duas vitórias e dois 2º lugares nas últimas 4 corridas. Mas o
holandês corre por fora e não tem nada a perder. São 174 pontos em jogo e 63 o
separa de Piastri. O lado negativo é que Verstappen precisa de uma combinação
de resultados e contar com contratempos dos pilotos da McLaren para descontar a
vantagem do líder. O lado positivo é que a melhora da Mercedes colocou George
Russell no páreo por vitórias, o que significa que ele pode tirar pontos
importantes de Piastri e Norris. E tem a Ferrari que venceu em Austin no ano passado,
mas ainda não ganhou nesta temporada, e seria um desastre para a equipe
italiana terminar o ano sem nenhuma vitória. Esses fatores jogam a favor de
Verstappen, mas ainda assim são poucas as chances de conquistar o
heptacampeonato devido a grande diferença de pontos para o líder do campeonato.
Só para registro, George Russell e Charles Leclerc são os outros pilotos com
chances matemáticas.
Sem a pressão do título de construtores conquistado em
Cingapura, as atenções da McLaren se concentram na disputa entre seus pilotos
depois da tensão que se instalou entre eles no GP de Cingapura devido a um
toque de Norris no companheiro de equipe após a largada. Norris terminou em 3º
e Piastri em 4º. Há uma regra estabelecida pelo chefe da equipe, Andrea Stella,
em que eles são livres para disputar vitórias desde que não batam um no outro.
E Norris já bateu duas vezes em Piastri nesta temporada. A outra foi no Canadá.
O clima foi amistoso até antes da largada em Cingapura, mas à medida que o
campeonato se afunila e com os nervos à flor da pele, tende a aumentar a
rivalidade..
A programação do GP dos Estados Unidos tem neste sábado a
corrida Sprint com largada às 14h, e a definição do grid para a corrida do
domingo às 18h. A largada para a 19ª etapa do campeonato será às 16h do
domingo.
Mercedes demorou, mas renovou contrato de Russell
A Mercedes finalmente renovou o contrato de George Russell e
confirmou a permanência do novato Kimi Antonelli para o ano que vem. No
comunicado, nenhuma citação sobre a duração do contrato de Russell além de
2026. Isso significa que Toto Wolff não desistiu do desejo de ter Max
Verstappen na equipe a partir de 2027. O holandês vem sendo flertado pelo chefe
da Mercedes desde o ano passado. O contrato de Verstappen com a Red Bull termina
no final de 2028, mas dificilmente será cumprido se a Mercedes tiver um carro
melhor que o da Red Bull. O próximo ano será marcado por grandes mudanças de
regulamento de carros e motores da F1, e muitos especialistas apostam que a
Mercedes deverá estar um passo à frente dos adversários, principalmente no
desenvolvimento dos motores.
FOTO COM A LEGENDA: (crédito: Sutton Images)
Em 2026 George Russell seguirá na Mercedes, que espera por
Verstappen em 2027