Norris vira o jogo e volta a liderar na F1
Em cinco corridas, piloto britânico da McLaren descontou 34 pontos da desvantagem que tinha e voltou à liderança do campeonato que havia perdido desde o GP da Arábia Saudita, em Abril
 
                                        Lando Norris dominou com folga o GP da Cidade do México e conquistou sua 10ª vitória na F1, a 6ª do ano, e com larga vantagem sobre o 2º colocado, Charles Leclerc da Ferrari. Foi a maior margem de um vencedor na F1 desde o GP da Hungria de 2023 quando Max Verstappen venceu com 33s de vantagem. Mas os 30s324 de vantagem que Norris impôs sobre Leclerc mascara o que foi a 20ª etapa do campeonato. O México nem sempre entrega boas corridas, muito por conta dos efeitos da altitude, a maior do calendário da F1, mas desta vez a corrida entra para a lista das candidatas a melhor do ano. Tudo por conta de uma classificação que definiu o grid de largada no sábado com vários carros ficando fora de posição. Norris fez a pole position e estava escoltado pelas duas Ferrari, de Leclerc e Hamilton, com George Russell (Mercedes) em 4º, e só então aparecida Max Verstappen que encontrou dificuldades de acerto com a Red Bull, e o então líder (apático) do campeonato, Oscar Piastri apenas em 7º.
As expectativas de uma largada ‘selvagem’ se confirmaram com
a mais caótica do ano até aqui. O Autódromo Hermanos Rodriguez tem a maior
distância de todas as pistas da F1 entre o ponto de partida até a freada para a
Curva 1. É uma longa viagem de 830 metros de extensão com um poderoso vácuo
oferecendo a chance de muitos carros chegarem juntos no final da reta, e com
pouca aderência devido ao ar rarefeito provocado pela altitude. E foi o que
aconteceu. Uma linha de 4 carros se formou na freada para a Curva 1 com Norris
por dentro, tendo Hamilton ao seu lado fazendo um sanduíche de Leclerc ao
centro, e com Verstappen por fora!
Uma largada que por si só valeu o ingresso dos 401.326
fanáticos fãs da F1 que lotaram as arquibancadas nos três dias de evento mesmo
sem ter um mexicano competindo. Verstappen ficou sem espaço e precisou passar
reto na curva, atropelando a grama e saindo à frente de todo mundo, tendo que
devolver as posições de Norris, Leclerc e Hamilton, voltando para a 4ª posição.
Leclerc também cortou caminho e não devolveu a posição para Hamilton. Por sorte
escapou de punição.
A partir daí Verstappen passou atacar Hamilton que também
ficou sem espaço e precisou sair da pista na 6ª volta e receber uma punição de
10 segundos por ter cortado caminho, o que arruinou sua corrida e as chances de
pela primeira vez brigar por um pódio com a Ferrari na temporada. A Ferrari
reassumiu a vice-liderança do Mundial de Construtores, mas completou no México
um ano sem vencer.
Quem tirou proveito da disputa entre Verstappen e Hamilton
foi o novato Oliver Bearman que fez uma corrida impecável com a Haas e terminou
em um honroso 4º lugar e foi eleito o ‘Piloto do Dia’. A posição de Bearman
corroborou com a queda de Oscar Piastri da liderança do campeonato ao terminar
a prova atrás do novato em mais uma estranha atuação apática do australiano que
perdeu duas posições na largada e terminou apenas em 5º. Com a vitória, Lando
Norris que há cinco corridas estava 34 pontos atrás do líder, reassumiu a
liderança do campeonato que havia perdido para Piastri no GP da Arábia Saudita,
em abril, e agora está um ponto à frente do companheiro de McLaren (357 a 356).
Max Verstappen terminou em 3º com uma atuação fabulosa que só o cronômetro é
capaz de mostrar, ao completar impressionantes 30 voltas seguidas na casa de 1
minuto e 21 segundos, coisa que poucos pilotos são capazes de fazer. Como
escrevi em uma postagem nas minhas redes sociais, “se você ouvir que tal piloto
é um relógio, saiba que ele existe, mas pouquíssimos são capazes de fazer o que
Verstappen fez no México”.
O holandês reduziu mais quatro pontos na disputa pelo título
e agora está 36 atrás do novo líder do campeonato com 321 pontos, restando
apenas quatro corridas e duas Sprints, com 116 pontos em jogo.
O brasileiro Gabriel Bortoleto também se destacou no pelotão
intermediário e voltou a pontuar com a 10ª posição depois de largar em 16º.
A próxima etapa é o GP de São Paulo no próximo final de
semana, em Interlagos, onde também acontece no sábado a penúltima Sprint do
ano.

