Quem vai brilhar nas luzes de Las Vegas?

Na cidade do pecado, das luzes e dos cassinos, a sorte está lançada para os três candidatos ao título da F1
Foto: Reprodução / F1
Da esquerda para a direita: Piastri, Norris e Verstappen. Quem vai brilhar nas luzes de Las Vegas?

Lando Norris 390 pontos, Oscar Piastri 366, e Max Verstappen 341. A diferença de Norris para Piastri subiu de 1 para 24 pontos, e para Verstappen de 36 para 49 após o GP de São Paulo. Restam três Grandes Prêmios e uma prova sprint, no Qatar, e 83 pontos estão em jogo. O final de semana será crucial para as pretensões de Verstappen se manter vivo na disputa pelo título. Para isso ele não poderá sair do GP de Las Vegas com diferença superior a 57 pontos para Norris para continuar com chances matemáticas. A F1 entra em sua última rodada tripla com os GPs do Qatar e de Abu Dhabi pelos próximos dois finais de semana seguintes a este.

Em pesquisa feita no site da F1, o público apontou Lando Norris como favorito ao título com 53% dos votos, contra 30% de Verstappen mesmo ocupando a 3ª posição na tabela de classificação, e apenas 17% do vice-líder, Oscar Piastri, que vem perdendo terreno significativamente nas últimas corridas. O australiano chegou a estar 34 pontos na frente do companheiro de McLaren, Norris, após o GP da Holanda, e 104 de Verstappen. Mas houve reviravolta nas últimas seis corridas e Verstappen marcou 136 pontos contra 115 de Norris e apenas 57 de Piastri. Nesse período, Verstappen venceu três corridas e esteve em todas no pódio. Norris venceu duas e obteve 5 pódios, enquanto Piastri foi apenas uma vez ao pódio.

O australiano admitiu em entrevista que a ordem de equipe que recebeu em Monza para devolver a 2ª posição para o companheiro de McLaren, afetou seu desempenho principalmente na prova seguinte, no Azerbaijão, onde se envolveu em dois acidentes.

O GP de Las Vegas é novo no calendário da F1. Esta será a 3ª corrida na cidade dos cassinos em sua nova versão depois de duas desastrosas experiências no início dos anos 1980 com o GP de Cersars Palace, montado no estacionamento do hotel que dava nome à corrida. O retrospecto aponta uma vitória para Verstappen na estreia em 2023, e outra para George Russell com a Mercedes no ano passado. Em pole positions, Charles Leclerc tem uma com a Ferrari em 2023, e uma de Russell em 2024. Ninguém repetiu pódios e a estatística aponta um para Verstappen, Leclerc, Carlos Sainz, Sergio Perez, Lewis Hamilton e Russell. Nota-se que Norris e Piastri ainda não terminaram entre os três primeiros na corrida. George Russell lidera a lista com 304 km liderados nos dois Grandes Prêmios, e Verstappen 180 km, ao passo que os dois pilotos da McLaren em nenhum momento chegaram à liderança da corrida em 2023 e 2024. Porém, é de Norris o atual recorde da pista com 1min34s876 obtido no ano passado.

Isso talvez sirva de alento para Verstappen já que no ano passado a McLaren sofreu com a falta de aderência nos 6.201 metros do circuito urbano de Las Vegas. É a segunda pista mais longa da F1, atrás apenas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. O traçado lembra o desenho de um porquinho de pernas para cima com 17 curvas e longas retas, uma delas com 1,91 km de extensão, que proporcionam muitas ultrapassagens. Em 2023 a prova teve 99 e no ano passado 71 ultrapassagens. Por conta das altas velocidades, os carros vão para a pista com acerto aerodinâmico bem parecido ao Monza, com pouca asa traseira para não perder velocidade de reta, já que os pilotos passam cerca de 80% da volta com o pé cravado no acelerador. É uma pista de alta velocidade mesmo sendo circuito de rua.

Las Vegas fica no meio do deserto do estado de Nevada, o que significa que à noite as temperaturas são baixas, principalmente nessa época do ano. A corrida é noturna, o que aumenta o desafio para os pilotos em administrar os pneus na temperatura ideal de funcionamento.

A programação do GP de Las Vegas tem a classificação nesta madrugada de sexta para sábado à 1h, e a largada na madrugada deste sábado para domingo, também à 1h. Será noite de sábado, 20h, em Las Vegas.  

FERRARI E SEU MOMENTO DE SECA
A Ferrari enfrenta uma temporada difícil na F1 sem nenhuma vitória até aqui, embora Lewis Hamilton tenha ganhado a corrida sprint na China, mas que não conta para as estatísticas. A equipe esteve na vice-liderança do campeonato de Construtores até o GP da Itália quando começou a perder desempenho e agora ocupa a 4ª posição, atrás de McLaren, Mercedes e Red Bull. Na semana do GP de São Paulo, a Ferrari venceu o Mundial de Endurance (WEC), o que resultou numa infeliz declaração do presidente da marca italiana, John Elkann, que ao traçar um paralelo entre as duas divisões esportivas da Ferrari, “na F1 os engenheiros e mecânicos estão ok, mas os pilotos precisam se concentrar em pilotar e falar menos”. Ele só esqueceu que carro ruim não ganha corrida. E é isso que Leclerc e Hamilton têm à disposição.