Cia de Teatro Ato & Improviso encerra 1º ano de atividades com duas apresentações

As apresentações ocorreram no Clube Paraisense
Foto: Reprodução

A Cia de Teatro Ato & Improviso encerrou nesta semana as apresentações realizadas em seu primeiro ano de atividade. As apresentações ocorreram nos dias 26, 27, 29 e 30 de novembro, no Clube Paraisense.

O primeiro espetáculo apresentado nos dias 26 e 27 foi “Egrégora ou o Bicho de Sete Cabeças”, pela turma de alunos adultos. Dirigida por Lucas Logan e Rodrigo Cotrim, a peça é uma criação coletiva da escola. Por meio de uma provocação lançada aos atores e utilizando a linguagem da performance, Egrégora é um espetáculo que cria cantos, locais, particularidades e egrégoras, trazendo ao público cenas que são isoladas, mas que ao mesmo tempo conversam entre si. Nela, o público acompanha uma luz e acompanha as cenas atrás da iluminação por todo o espaço utilizado fora dos palcos pelos atores.

Já a apresentação ocorrida nos dias 29 e 30, também dirigida por Lucas Logan e Rodrigo Cotrin, foi o “Auto dos Palhaços”, escrita por Rodrigo. A peça traz o Natal como teor principal do espetáculo. Apresentada pela turma infantil, com a maioria delas sendo do projeto “Adote um aluno”, em que as empresas de Paraíso pagam parte de uma bolsa de estudos teatrais para alunos que não poderiam arcar com essa despesa.

“Finalizamos esse ano com chave de ouro, casa cheia, os responsáveis dos pais, os amigos, amaram os espetáculos, foi sucesso total de crítica, e a gente está muito feliz com isso”, expressou Lucas Logan.

No último dia de apresentações, a escola entregou o prêmio “Ato e Improviso de Trajetória Cultural” de 2025 para Nilton Seixas, da Banda Zap. A premiação tem como objetivo ser entregue para quem faz a diferença na cultura no ano.

“A gente quer que se torne tradição também na cidade esse prêmio; o ano que vem a gente já está pensando em quem que a gente vai premiar. A escolha do Nilton foi feita pois ele ajuda muito tanto a parte social da cidade quanto a parte cultural, além de ter uma banda com mais de 18 anos de trajetória", contou Lucas.

Além das apresentações de “Egrégora ou o Bicho de Sete Cabeças”, e o “Auto dos Palhaços”, foram apresentadas também a “Improvisa Aí” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, sendo três espetáculos de autoria da Escola.

A Ato & Improviso foi fundada este ano. Com ela, a cena cultural de São Sebastião do Paraíso ganhou um novo e ambicioso espaço com o fruto de uma antiga aspiração. O projeto se concretizou com a união de forças de Lucas Logan e Rodrigo Cotrim, este último recém-chegado de São Paulo com vasta experiência e premiações em festivais.

DA IDEIA ANTIGA À PARCERIA PROFISSIONAL
Segundo Lucas Logan, a escola nasceu da necessidade de suprir uma demanda de ensino teatral que vise o mercado de trabalho. A volta de Rodrigo, que possui anos de atuação e prêmios em São Paulo, foi o catalisador para a iniciativa.

"Eu chamei o Rodrigo para essa parceria porque precisava de alguém para ajudar nos ensaios e dar aulas, e ele estava vindo de São Paulo com uma bagagem muito fresca", explicou Logan. "Nós dois trabalhamos profissionalmente por anos na capital e sabemos exatamente como funciona o meio artístico."

MUDANÇA DE SEDE
Iniciando as atividades em uma casa na Rua Dr. Placidino Brigagão, a Ato & Improviso rapidamente superou o espaço. Devido ao crescimento da turma, a escola se mudou no meio do ano para o Clube Paraisense, um local tradicional que tem abrigado os espetáculos e ensaios do grupo.

"O Clube Paraisense nos abrigou muito bem. Estamos felizes com a mudança e pretendemos manter a parceria no próximo ano", afirmou Lucas.

FOCO NA PROFISSIONALIZAÇÃO
Um dos pilares fundamentais da Ato & Improviso é a profissionalização dos alunos. A escola busca simular o mercado de trabalho do ator brasileiro, expondo os estudantes a múltiplas experiências de montagem em um curto período.

PROJETOS PARA 2026
A escola já tem uma agenda robusta para o próximo ano. Em janeiro de 2026, será oferecido um aulão de férias aberto a iniciantes e a quem deseja conhecer o método da escola. Além disso, o retorno do sucesso "Egrégora" está nos planos, e a escola já planeja uma grande montagem com os alunos para meados do próximo ano.