Paraisense fica entre os TOP 5 do 39º Cerapió

Foto: Reprodução
Os paraisenses, José de Padua e Marino Botta Alves

Competidores de São Sebastião do Paraíso, José de Padua e Marino Botta Alves, garantem posição de destaque na classificação final de um dos maiores RALLY DE ENDURO do país. Evento terminou no dia 30, em Teresina (PI), após percorrer mais de mil quilômetros.

Foram quatro etapas disputas e cerca de mil quilômetros percorridos pelo interior do Ceará e Piauí. Terminou no dia 30 de janeiro, o 39º Cerapió, que teve largada de Aracati (CE) e chegada em Teresina (PI). Um percurso de aproximadamente mil km cruzou mais de 30 municípios e teve pernoites em Canindé (CE), Sobral (CE), Piracuruca (PI).

E no meio da caravana que acompanhou o evento de cerca de 1.200 pessoas de diversas regiões do Brasil, estavam os representantes José de Padua e Marino Botta Alves, que asseguraram lugares de destaque no pódio da competição, que abriu o calendário do Campeonato Brasileiro de Enduro.

O grande destaque da região foi José de Pádua, que conquistou o 5º lugar na categoria moto dupla. O resultado demonstra a capacidade técnica dos competidores em enfrentar percursos off-road de alta complexidade, sob a supervisão das confederações brasileiras de Motociclismo (CBM) e Automobilismo (CBA).

Ao longo do trajeto, pilotos e navegadores das categorias Carros, Motos, Motos Big Trail, Quadriciclos, UTVs e Moto Enduro, enfrentaram terrenos variados – desde a areia do litoral cearense até as trilhas de terreno batido, com pedras, cascalhos, erosões e, até, poças d’água e lama, devido às chuvas do dia. Os extensos carnaubais no interior do Piauí deram um charme especial à disputa.

Além dos desafios tradicionais deste tipo de competição, os participantes também enfrentaram imprevistos causados pela variação climática; entre tempo seco, sol e chuva, o que pediu rápida adaptação na pilotagem e navegação. Do início ao fim, a prova testou os limites de máquinas e competidores.

"O Cerapió é uma disputa de resistência física e mental. Quem sobe ao pódio do Cerapió é digo de todos os louvores, pois além de percursos muito técnicos, a competitividade é acirrada. Preparamos um rally e enduro para destacar quem realmente sabe do esporte e tem habilidade”, disse o diretor geral do Cerapió, Erlich Cordão.

Com o encerramento da 39ª edição, as atenções agora se voltam para 2027, ano em que o certame completará 40 anos de história. Para os atletas, o foco já está na preparação para esse marco histórico, que promete ser a maior de todos os tempos.

A festa de premiação, realizada no restaurante Pé de Coco, em Teresina, selou o clima de confraternização entre os participantes, que agora levam na bagagem não apenas os troféus e medalhas, mas a experiência de ter vencido um dos roteiros mais desafiadores do país. (por Nívea Ferreira)