Profissionais da Saúde de Paraíso participam de matriciamento em Itamogi
A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso
realizou, no dia 22 de junho, em Itamogi, uma ação de capacitação e
matriciamento voltada a médicos e enfermeiros do município. A iniciativa
integra as estratégias da Política Estadual dos Serviços Ambulatoriais
Especializados em Saúde, por meio do programa Especializa Minas, no âmbito do
SUS-MG.
Como polo da microrregião, São Sebastião do Paraíso tem a
responsabilidade de oferecer apoio técnico aos municípios pertencentes à sua
micro, contribuindo para a organização dos fluxos de atendimento e para a
qualificação da assistência prestada à população.
Foram trabalhados fluxogramas das linhas de cuidado de
propedêutica do câncer de mama, propedêutica do câncer de colo do útero e
pré-natal de alto risco. O objetivo foi orientar os profissionais sobre
critérios, encaminhamentos e condutas, fortalecendo o atendimento às mulheres
dentro da rede pública de saúde.
O treinamento foi realizado por profissionais do Núcleo
Regulador da Linha de Cuidados, com a enfermeira Larissa Franciele Machado
Freitas e o médico regulador Maik Lucarini, juntamente com o setor de Saúde da
Mulher, representado pelas enfermeiras Fabíola Aparecida dos Santos e Luciana
Gonzales.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Adriano Lopes
de Siqueira,"Paraíso, como polo de microrregião, tem o compromisso de
apoiar tecnicamente os municípios vizinhos e contribuir para que os fluxos de
atendimento sejam cada vez mais organizados. Quando capacitamos as equipes e
alinhamos os procedimentos, conseguimos oferecer um cuidado mais seguro, ágil e
eficiente às pacientes, especialmente em áreas tão importantes como câncer de
mama, câncer de colo do útero e pré-natal de alto risco", destacou.
Adriano também ressaltou que o trabalho integrado entre os
municípios fortalece o SUS na região. "A saúde pública se faz com
planejamento, cooperação e responsabilidade. Esse matriciamento aproxima os
profissionais, padroniza condutas e garante que a paciente tenha um
acompanhamento mais adequado desde a atenção primária até o serviço
especializado", completou. (Secom Pref. SSP)

