Guilherme Abrantes é eleito presidente da FIEMG para a gestão 2027-2030

Foto: FIEMG
Guilherme Silva Costa Abrantes

O empresário Guilherme Silva Costa Abrantes, de 55 anos, foi eleito presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) para o mandato 2027-2030. A eleição ocorreu nesta segunda-feira (20), na sede da entidade, em Belo Horizonte, e a chapa única liderada por Abrantes recebeu 123 dos 125 votos válidos, o equivalente a 98,4% do total. O novo presidente assumirá o cargo em 1º de janeiro de 2027, com mandato até 31 de dezembro de 2030.

Após a confirmação do resultado, Abrantes agradeceu a confiança dos representantes da indústria mineira e afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela atual gestão, com foco na defesa do setor industrial, ampliação da educação básica e da formação profissional, fortalecimento da inovação e maior aproximação da FIEMG com empresas, sindicatos e as diversas regiões do Estado.

Natural de Belo Horizonte e formado em Administração, Guilherme Abrantes construiu sua trajetória no movimento sindical empresarial por meio do Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado de Minas Gerais (Silemg), onde foi diretor financeiro e posteriormente presidente. Também integrou a diretoria da FIEMG na última gestão, exercendo a função de diretor financeiro.

À frente da Laticínios Dona Formosa, sediada em Águas Formosas, no Vale do Mucuri, Abrantes atua no setor lácteo desde 2000. A empresa, criada a partir de uma iniciativa familiar voltada à produção de queijos, expandiu suas atividades e atualmente emprega cerca de 200 colaboradores. Na presidência da FIEMG, ele afirma que pretende conduzir uma gestão baseada na valorização das pessoas, no fortalecimento do associativismo, na descentralização das decisões e no compromisso com resultados para a indústria mineira.