Toninho Picirilo propõe nova avenida para desafogar trânsito e defende acolhimento à população de rua

Vereador sugere aproveitamento do antigo leito ferroviário e critica responsabilização de pessoas vulneráveis pelo fechamento de estabelecimentos comerciais
Foto: Arquivo JS
Vereador Antônio César Picirilo (Toninho),

O vereador Antônio César Picirilo (Toninho), defendeu, durante pronunciamento na Câmara Municipal, que o município retome projetos destinados à abertura de novas ligações viárias em São Sebastião do Paraíso. Segundo ele, a expansão da malha urbana não foi acompanhada pela criação de avenidas capazes de distribuir adequadamente o fluxo de veículos, especialmente caminhões e carretas.

Toninho solicitou que sua proposta seja encaminhada ao Executivo na forma de indicação. Uma das alternativas apresentadas é a construção de uma avenida utilizando parte do traçado da antiga linha férrea da Fepasa, com início nas proximidades da cooperativa Copercitrus e ligação com a BR 265, região da pedreira, criando uma rota alternativa para veículos pesados.

Conforme lembrou, a proposta chegou a ser estudada entre o final da década de 2000 e o início da seguinte, mas não avançou. Para o vereador, o antigo leito ferroviário oferece condições favoráveis por ter terreno predominantemente plano e já ter suportado, durante muitos anos, o transporte de grandes volumes de cargas.

A nova ligação, em sua avaliação, reduziria o movimento na rua João Pereira, considerada de difícil circulação para caminhões e carretas em razão de sua inclinação acentuada.

"Ali existe uma saída espetacular. É uma obra cara, eu reconheço, mas daria vazão ao trânsito que hoje passa pelo centro. A João Pereira é um verdadeiro tobogã e muito difícil para os caminhões e as carretas", afirmou.

O vereador também recordou outra proposta discutida há aproximadamente seis anos, que previa a abertura de uma avenida, possivelmente com pista dupla, ligando a entrada da cidade pelo lado da MG 050, em direção a região mais baixa do município, por exemplo, bairros São Sebastião, Diamantina, saída sentido São Tomás de Aquino. A via também serviria para desafogar a avenida Zezé Amaral e outras ruas que atualmente concentram grande parte do trânsito.

Toninho Picirilo considera que o município deve recuperar os estudos existentes e buscar recursos junto aos parlamentares que assumirão novos mandatos a partir do próximo ano. "Precisamos encontrar alguém mais arrojado, que possa disponibilizar recursos para São Sebastião do Paraíso e ajudar a criar uma nova saída para a cidade", ressaltou.

População em situação de rua

Em outro momento de seu pronunciamento, Toninho Picirilo fez uma defesa enfática das pessoas em situação de rua e contestou afirmações que relacionam a presença delas ao fechamento de estabelecimentos comerciais.

"Chegamos ao absurdo de dizer que os comércios estão fechando por causa deles. É lamentável escutar uma coisa dessa maneira, numa Casa cuja proposta deve ser fazer o bem", declarou.

O vereador, que está em seu sexto mandato, relembrou que atua há muitos anos no auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade.

Segundo ele, em períodos anteriores, chegaram a ser encontradas dezenas de pessoas vivendo na praça próxima à Santa Casa, sem estrutura adequada de acolhimento.

Toninho afirmou que começou a prestar assistência sem formação específica ou pretensão pessoal, movido pelo propósito de ajudar. Durante esse período, acompanhou pessoas que adoeceram e morreram em decorrência das condições precárias enfrentadas nas ruas.

O parlamentar também mencionou o trabalho realizado por meio do "Almoço da Providência", que distribui refeições a pessoas necessitadas. Segundo relatou, a iniciativa também atende, quando possível, aos animais que acompanham seus tutores em situação de rua.

Para o vereador, a mobilização existente em defesa dos animais demonstra que a sociedade também pode unir esforços para ampliar o atendimento à população vulnerável. Ele destacou que os animais são, muitas vezes, a única companhia e proteção de quem vive ao relento.

Como exemplo, citou o caso de um pintor que atualmente reside em uma instituição de acolhimento. Toninho contou tê-lo encontrado, em uma noite chuvosa, cercado por cinco cães que ajudaram a mantê-lo aquecido.

"Essas pessoas são filhos de Deus. Em vez de deixá-las morrer nas ruas ou desejar que desapareçam apenas para que nossas portas fiquem limpas, precisamos fazer alguma coisa", disse.

Ao concluir, Toninho pediu que as críticas dirigidas à população em situação de rua sejam repensadas e que o município, juntamente com a sociedade, fortaleça ações efetivas de acolhimento, assistência e recuperação da dignidade dessas pessoas.