Resposta com luva musical

Foto: Arquivo

Publicado no Jornal “A Semente” da APC na edição 9 de julho de 2018

 

No início da década de 60 ainda era costume em São Sebastião do Paraíso orquestras e grupos musicais fazendo pequena apresentação no coreto da Praça Comendador José Honório, antecedendo bailes na Sociedade Beneficente Operária, a Liga. Uma espécie de mostra (fazia parte do contrato) visando chamar a atenção e atrair maior público para a noite dançante.

E pelo coreto passaram grandes músicos, orquestras, som acústico, numa época de limitados recursos eletrônicos. No máximo pequena caixa acústica para se ouvir o crooner , e, quando muito outra para o violão elétrico.

Assisti numa dessas apresentações um grupo vindo da Guiana Inglesa, ou Britânica como queiram, que usava como instrumentos tambores de aço, para solo e harmonia, som fabuloso no estilo calypso. Se tornou inesquecível, pela arte, e por um pequeno fato ocorrido. O crooner muito versátil e comunicativo interpretou melodias que eram "rodadas" em emissoras de rádio. Em dado momento um jovem que morava próximo a Estação da Mogiana quis fazer gracejo, e atirou pequena bolinha de papel no cantor.

Com grandeza de alma e presença de espírito, serenamente falou em inglês, seu idioma, algumas palavras, e o público pôde entender, mesmo sem a formal tradução para o português, que a próxima música seria especialmente oferecida ao jovem que num impensado gesto, quis ser notado. Emocionado, o público presente ouviu "My Love for you", sucesso gravado por Johnny Mathis em 1961.

Um tapa, não com luva de pelica, mas com luva musical.