FESTEJOS

Prociss

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 29-12-2016 00:00 | 936
Procis
Procis Foto:

A tradicional procissão das imagens realizada na tarde de segunda-feira,26, saindo da capela de Nossa Senhora do Rosário (Vila Marina) e indo até a matriz São Sebastião, marcou a retomada da congada em Paraíso. A festa teve início no domingo,4, com a solenidade de Levantamento das Bandeiras. Até a próxima sexta-feira, 30, continuam as apresentações dos ternos de congo e moçambique.



Centenas de pessoas se reuniram no entorno da Praça do Rosário na Vila Mariana para acompanhar o cortejo religioso com as imagens dos santos. “Esta é uma das tradições da parte religiosa da nossa festa”, comenta Vicente Neto, coordenador do setor.



Aos poucos os ternos vão chegando de diferentes regiões da cidade e ao chegarem na porta da igreja os congadeiros cantam hinos de louvor. “Reza a tradição que só os ternos de moçambique podem entrar e cantar na igreja. Isso se justifica por uma alusão a uma passagem bíblica de que quando Nossa Senhora era perseguida apenas os moçambiqueiros teriam dado proteção a ela diferente do que ocorreu com os congadeiros”, comenta.



Durante o trajeto várias pessoas acompanham os ternos em cumprimento de promessas, situação que se repete ao longo dos dias. À noite acontecem os desfiles em homenagem aos santos. A primeira é Nossa Senhora do Rosário (dia 26), seguido por São Benedito (dia 27), Santa Ifigênia (dia 28), São Domingos (dia 29) e Santa Catarina e São Jerônimo (dia 30). Todos os dias às 18 horas acontece a celebração de missa na matriz São Sebastião.



A festa reúne famílias da cidade e visitantes que vão assistir as apresentações. “Na minha casa meus filhos e minha filha dançam congo há vários anos e enquanto puderem vão manter a tradição que era seguida por meu marido”, diz dona Geralda Francisca Anastácio.



O filho dela Amarildo Anastácio que veio de Franca (SP) confirma o desejo da mãe. “A gente vem todos os anos para participar e junto coma gente agora vem minha esposa e meus filhos que também já querem participar, é uma grande festa”, destaca.

Apresenta