FACULDADE FEDERAL

UFLA apresenta prioridades para se instalar em Para

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 31-12-2016 00:00 | 1559
Ap
Ap Foto:

O reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor José Roberto Scolforo, acompanhado da vice-reitora, professora Édila Vilela de Resende Von Pinho, fizeram uma visita técnica em São Sebastião do Paraíso, à convite do deputado federal Carlos Melles (DEM-MG), para avaliar as condições locais e a pertinência de implantação de um campus avançado da UFLA. Após encontro de representantes políticos no gabinete do prefeito Walker Américo Oliveira, a comitiva formada por lideranças locais e membros da diretoria da universidade visitou áreas como o SESC/Laces, o Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho e da Arena João Mambrini.



“A Ufla disse sim, estamos querendo um campus que esteja funcionando em um prazo médio de até três anos com início, meio e fim, mas isso exige uma soma de esforços de todos, cada um fazendo o melhor em sua área de atuação pública e também sensibilizando a sociedade de Paraíso e da região”, disse o reitor José Roberto Scolforo.



Além dos professores Scolforo e Édila, a comitiva da UFLA foi composta pelo pró-reitor de Graduação, professor Ronei Ximenes Martins; o assessor para Assuntos Interinstitucionais, professor José Maria de Lima; o superintendente de Gestão, professor João Chrysósstomo de Resende Júnior; o prefeito do campus, professor Jackson Antonio Barbosa e o arquiteto Giovani Salomão. O grupo foi recebido pelo deputado Carlos Melles, deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB-MG), prefeito Walker Américo Oliveira (PTB), vice-prefeita eleita Dilma Oliveira, vereadores eleitos para o próximo mandato e lideranças da região.



A avaliação técnica foi realizada com vistas à atualização do projeto encaminhado em 2009, após aprovação do Conselho Universitário (CUNI/UFLA), e somente agora retomado pelo Ministério da Educação (MEC). O projeto em análise aborda o estudo de viabilidade de implantação de câmpus avançado no município de São Sebastião do Paraíso, onde a equipe da UFLA visitou três locais para compor a análise de pertinência para seu futuro aproveitamento. A área que mais chamou a atenção foi o espaço onde seria erguido o SESC/Laces, no Jardim Mediterranèe. O investimento foi paralisado pelo SESC que vai manter o projeto em Paraíso, mas em outro local, o que abriria o espaço nobre para o campus federal, aproveitando os recursos já investidos.



Conforme levantamentos apresentados pela universidade a região tem representação política para garantir os condicionantes apresentados. Existe uma forte demanda local e o projeto apresentado pelo UFLA tem excepcional qualidade, do ponto de vista educacional e social, ampliando e democratizando o acesso ao ensino superior público. Os cursos previstos no projeto deverão ser focados na inovação tecnológica, sempre alicerçados na qualidade já consolidada pela instituição.



Um dos locais visitados apresenta condições excelentes para receber um campus federal avançado. Área pavimentada com 150 mil m2, com toda estrutura de água, águas pluviais, esgoto e energia elétrica subterrânea (incluindo duas estações de recebimento de energia). Porém, para a sua concretização, há uma série de pendências complexas a serem solucionadas no campus da UFLA (sede em Lavras) e que segundo o reitor devem ser tratados como prioridade. Confira os detalhes no box em anexo.



Ainda conforme Walkinho além da questão da educação a proposta também vai ao encontro com a questão da movimentação da economia de forma positiva no município. “É uma prospecção e vamos trabalhar fortemente para que  isso aconteça, os nossos deputados Carlos Melles e Antonio Carlos Arantes vão atuar efetivamente na esfera federal e estadual para esta causa, para que venha o recurso, para que o MEC autorize a instalação desta universidade aqui em Paraíso e em contrapartida vamos ceder o espaço para que isto aconteça”, completa. Após as visitas foram delimitadas e alinhadas as tarefas de cada um, ou seja, o que o município, a Câmara, os deputados e a própria universidade terá de fazer para tornar esta proposta realidade.



Para finalizar, Scolforo reforçou que esse é o reinício de um longo caminho, iniciado em 2008, sob o reitorado do professor Antônio Nazareno Mendes, quando foi instituída Comissão Especial designada para avaliar as condições para uma possível expansão para um câmpus avançado. “Nesse ponto da trajetória, há condicionantes difíceis de serem atendidos em momento tão complexo vivenciado pelo País. Entretanto, a aprovação do projeto pelo CUNI em 2009 e só agora retomado pelo MEC, e o apoio irrestrito do deputado Carlos Melles para que o projeto seja viabilizado, leva a Direção Executiva da UFLA a buscar soluções que fortaleçam a Instituição, com respeito, responsabilidade e cuidado com as comunidades envolvidas”, argumentou.



(Com informações da assessoria



de comunicação da UFLA) 



 



Prioridades para implantação da UFLA em Paraíso



 



- O recebimento dos códigos de vagas para contratação de professores e técnicos administrativos, já pactuados com o MEC em 2014, 2015 e 2016 e ainda não viabilizados;



- Garantias de recursos adicionais para a UFLA concluir todos os projetos em andamento em Lavras;



- Garantias de recursos para avançar em estruturas de alta importância para a UFLA, como um completo laboratório multiusuário e nova Biblioteca Universitária, além de infraestruturas necessárias à conclusão do projeto de expansão em curso na Instituição;



- Recursos integrais, em única parcela, para a implantação do câmpus em São Sebastião do Paraíso;



- Códigos de vagas de professores e técnicos administrativos, integralmente e no conjunto previsto no projeto, para que haja a garantia de que não haverá descontinuidade com mudanças no governo;



- Concordância do MEC com todos os termos;



- Concordância do Conselho Universitário da UFLA, com a atualização do projeto e aprovação de todos os termos apresentados.

Comitiva da UFLA demonstrou prefer