O vereador Marcelo Morais (PSDB), o que obteve o maior número de votos nas eleições de outubro, é também agora o presidente da Câmara de São Sebastião do Paraíso, eleito por unanimidade. A mesa diretora do Legislativo para o biênio 2017 e 2018 também ficou composta por Vinício José Scarano Pedroso, como vice-presidente e o secretário será Luiz Benedito de Paula.
Todos foram votados por unanimidade, apesar de até na semana passada, os vereadores Jerônimo Aparecido Silva (DEM) e Sérgio Aparecido Gomes (PSD) terem declarado que estavam na disputa pela presidência. O 2º vice-presidente da Câmara ficou Lisandro José Monteiro e o 2º secretário José Luiz das Graças.
Foi Marcelo Morais, como o vereador mais votado, que também presidiu a sessão de posse do prefeito Walker Américo Oliveira (PTB); da vice-prefeita, Dilma Aparecida Oliveira (PV) e dos dez vereadores eleitos. A cerimônia transcorreu com tranquilidade no Teatro Municipal “Sebastião Furlan”.
O primeiro discurso na solenidade foi da vice-prefeita Dilma, que iniciou sua fala ressaltando sua origem humilde na cidade onde nasceu, Bebedouro, e que entrou na política por idealismo. “Minha luta sempre será em benefício da sociedade e minha meta é o interesse coletivo”.
A filha do prefeito Walker, Ana Clara, acompanhada da primeira-dama, Kelly Cristina, entregou a faixa ao vereador Marcelo, que passou a Walkinho.
O prefeito reforçou que será com ética que Paraíso será reconstruído. “O diálogo será o primeiro passo para superar os desafios. Só assim, inauguraremos o tempo de união e prosperidade. Não fugiremos das medidas necessárias para tirar a cidade da situação atual”, disse.
Walkinho reafirmou que em seu plano de gestão serão implantadas duas novas Escolas de Educação Infantil; término da obra da Escola “José Carlos Maldi”; instalação do campus da Universidade Federal de Lavras; instalação de projeto esportivo pelo SESC na Praça de Esportes “Castelo Branco”; construção de duas Unidades de Saúde da Família (USFs), sendo uma no bairro Verona e outra no Rosentina; regularização total da Unidade de Pronto Atendimento (UPA); saneamento na gestão da Santa casa de Misericórdia e a possibilidade de trazer mais casas populares para o município.
O prefeito terminou o seu discurso parafraseando o Papa Francisco: “O ano será bom na medida em que cada um de nós, com a ajuda de Deus, procurar fazer o bem a cada dia. Constrói-se a paz dizendo não, com os fatos, ao ódio e à violência, e dizendo sim à fraternidade e reconciliação”.
Walkinho apresentou seu secretariado, confirmando os nomes que já havia anunciado anteriormente (veja os nomes abaixo).
O novo presidente da Câmara, Marcelo Morais foi o último a discursar, encerrando a cerimônia. Ele relembrou a difícil situação em que se encontram os servidores aposentados, com seus salários atrasando sistematicamente há mais de dois anos, quando o ex-prefeito Rêmolo Aloise, deixou de pagá-los em dia.
Relembrou também outros problemas que os servidores da ativa passaram na gestão passada, como perseguição e assédio moral, além de todos os problemas que o município está enfrentando como a dívida que a Prefeitura tem atualmente (já se fala em algo superior a R$ 80 mil), além da falta de pagamentos a fornecedores e outros, que foram apontados sistematicamente pelo Jornal do Sudoeste nos últimos três anos e meio.
Marcelo prometeu ser austero: “Serei implacável com a corrupção na Câmara ou na Prefeitura”, disse com veemência.
A mesa oficial foi composta pelo deputado federal Carlos Melles; pelo deputado estadual Antônio Carlos Arantes; pelo delegado da Polícia Civil, Thiago Bordini, que foi representando o delegado regional Fernando Augusto Béttio, que não pôde comparecer. Também Delson Scarano Neto, representando o presidente da 41ª Subseção da Ordem dos Advogados em Paraíso, Antônio Carlos Peluccio, o promotor Rômolo Generoso e comandante da Polícia Militar, o tenente-coronel Gilson Wenceslau.
Secretariado
São secretários e pessoal de gabinete da gestão Walker Américo Oliveira:
Procurador Geral do Município – Túlio Colombarolli
Desenvolvimento Social – Dilma Aparecida Oliveira
Saúde – Wandílson Bícego
Educação – Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos
Obras – José Antônio Cintra
Segurança Pública, Trânsito, Transporte e Defesa Civil – Miguel Félix
Esportes – Tomás Martins
Maio Ambiente e Agricultura – Yara de Lourdes Souza Borges
Planejamento – Denise Mavel
Comunicação – Luiz Fernando Souza
Controladoria interna – Adriana Rogeri
Chefe de Gabinete – Ulisses Araújo
Assessor direto – Antônio Edson Redrado
Assessoria de Gabinete – Josiane Rosa Reis e Nina Pimenta