LBGTQ+

Coletivo LGBTQ+ realiza palestra no Teatro Municipal

Por: Redação | Categoria: Entretenimento | 14-08-2017 09:08 | 1296
Coletivo LGBTQ+ de Paraíso realiza palestra  aberta ao público no Teatro Municipal
Coletivo LGBTQ+ de Paraíso realiza palestra aberta ao público no Teatro Municipal Foto: Reprodução

O Coletivo LGBTQ+ de Paraíso, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso, organizou, sábado (5/8), uma noite de palestras sobre gênero e sexualidade no Teatro Municipal “Sebastião Furlan” para promover a conscientização e o debate sobre temas que envolvem a história, os direitos, as identidades e os desafios da Comunidade LGBTQ+. 
O professor mestre em Serviço Social, Thiago Rodrigo da Silva, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, abriu as atividades do encontro com a palestra “Comunidade LGB TIQ, identidades de gênero e sexualidade: pensando políticas sociais e o combate às opressões”. Com domínio do tema, Thiago expôs de forma breve como surgiram os primeiros movimentos LGBTQ+ no mundo e como esses acontecimentos causaram impactos no Brasil, influenciando toda uma geração, para que começasse a ser organizados grupos e movimentos que buscaram a afirmação dos direitos LGBTQ+ no nosso país. 
A partir dessa contextualização, o professor mostrou as transformações e os ganhos de direitos que foram sendo somados à sociedade conforme os movimentos sociais avançavam. Em sua fala, também foi abordado as distinções entre gênero e sexo, contando com uma apresentação sobre toda a diversidade sexual que a humanidade contempla.
Para a segunda palestra foi convidada a professora, Semíramis Corsi, doutora em História, docente da Universidade Federal de Santa Maria (RS) com o tema “Zeus e Ganimedes: amor entre homens na Grécia e Roma Antigas”. A palestrante propôs ao público o convite a um tour filosófico sob a Cultura da Grécia e Roma Antiga, demonstrando a partir de registros e dados históricos, como a relação entre homens já eram notoriamente presentes em nossa história. 
A professora abordou toda a ética que regia as relações afetivas e sexuais entre homens nesse período; como essas relações se davam no contexto dos mitos, na interpretação sobre a relação corpo x alma, nas classes sociais, na educação dos jovens e ao mesmo passo, como se criou uma cultura dominada pelo falocentrismo. Após esse tour pelo mundo Antigo, Semíramis seguiu com sua proposta e mostrou como se deu a transformação da concepção ocidental sobre a homossexualidade, onde foram apontadas as influências do cristianismo como força que redirecionou a forma de julgar toda relação afetiva e sexual que foge ao padrão heteronormativo. “Podemos afirmar que, em sua fala, Semíramis desmistificou a História e trouxe à luz uma vasta referência para pensarmos a homossexualidade num contexto histórico e global”, disse Lara Tonin.
Após as palestras, foram abertos espaços de fala para perguntas da plateia sobre os temas que foram abordados até então. O público estimado foi em torno de 200 pessoas, entre elas estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e trabalhadores no geral. Segundo os presentes, o conteúdo foi engrandecedor e trouxe, de forma clara, informações que contribuíram para a quebra de paradigmas por meio do conhecimento da realidade num contexto histórico e atual.