Universitários podem contar com mais um crédito educativo

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 23-02-2003 00:00 | 615
Foto:

Pagar um curso superior não é tarefa fácil para a maioria dos jovens paraisenses, que às vezes deixam de se graduar, devido à falta de condições financeiras. Para contornar essa situação, alguns procuram pelo crédito educativo concedido pelo governo (Fies), ou então o financiamento feito pelas universidades ou bancos. Mas agora, existe um fundo de investimento criado especialmente para essa finalidade.
Desde a semana passada, os estudantes já podem contar com outra opção para dar continuidade aos seus estudos. Foi lançado o primeiro fundo de investimentos voltado para financiamento de cursos universitários.
Criado pela Ideal Invest, empresa que promove a aproximação de investidores e instituições de ensino, o Crédito Estudantil Ideal Invest promete atrair alunos por meio dos juros baixos(variando de1,0% e 1,9% ao mês). "O Crédito Estudantil Ideal Invest surgiu como uma opção concreta e sem burocracia para os jovens que possuem dificuldade financeira e que não conseguem ser aceitos em programas governamentais ou não querem se submeter a financiamentos bancários do gênero, que podem praticar juros muito elevados", comenta o diretor da Ideal Invest, Rodrigo Nascimbeni. Segundo ele, esta empresa é formada por profissionais originários do Banco CSFB Garantia e do escritório Pinheiro Neto Advogados, atuando exclusivamente no setor educacional.
Somente no ano passado, cerca de 800 paraisenses terminaram o ensino médio, destes, de acordo com dados fornecidos pela Associação Cultural e Educacional Paraisense -ACEP, apenas 235, iniciaram faculdade em 2003. "Existem alguns que não temos conhecimento, por não serem associados, mas estes são poucos", comenta o presidente da associação, Mariano Bícego.
"Um crédito como esse é bom, principalmente para pessoas como eu, que não tenho condições de pagar uma faculdade, além disso, tem outros gastos mensais, como filhos, etc.", fala Kalinka Pento, que pretende fazer um curso de moda.

Como funciona
Para o pagamento de mensalidades futuras, o aluno passa a pagar apenas as parcelas mensais do financiamento, (aproximadamente 50% a 70% da mensalidade corrente da Instituição), propiciando assim um prazo maior para pagamento do curso. "No caso de quitação de dívidas para mensalidades em atraso, o valor mensal pode variar de acordo com o valor da dívida, desde que seja quitada em 60 meses", comenta.
De acordo com Nascimbeni, a inscrição é feita na Internet, no site da Ideal Invest (www.idealinvest.com.br). "Os candidatos são selecionados pela Instituição e devem preencher o questionário disponível na Internet", explana.

Faculdades precisam se cadastrar
De acordo com o diretor Rodrigo Nascimbeni, para que o aluno participe, a faculdade precisa se cadastrar no programa. "A própria instituição que seleciona os alunos que irão participar", comenta.
O diretor fala também que com uma semana de funcionamento, o Fundo já conta com nove instituições cadastradas, distribuídas em cinco Estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Norte de Distrito Federal. "As instituições têm liberdade para determinar suas próprias condições, especialmente o prazo de refinanciamento do débito", explana.


Outra opção são cursos profissionalizantes
Em São Sebastião do Paraíso, existem cursos profissionalizantes gratuitos, ou também chamados como "pós-medio", que são alternativas para quem não tem condições de se graduar. Mantidos por parcerias, não possuem nenhum custo para os estudantes. São eles Informática, Contabilidade Informatizada, além de Turismo e Hospitalidade.
Pela falta de condições financeiras para estudar, alguns paraisenses optaram por um desses cursos, como o caso de Alex Fernando Ribeiro, que pretende se graduar em jornalismo. "Curso técnico não é a mesma coisa, mas como minha renda mensal não dá para pagar, faço curso de contabilidade", conta, comentando que, além da mensalidade, há custo com transporte que não é pouco. "As faculdades existentes em Paraíso, não são suficientes para suprirem a necessidade do mercado".


Saiba como funciona…
Objetivo
Financiar cursos de graduação privados em três situações:
- Recuperação: para alunos que abandonaram a instituição por problemas financeiros, efetuando o pagamento da dívida do estudante com a instituição.
- Manutenção: para quem tem dívidas com a instituição. O financiamento tem por objetivo, quitar mensalidades em atraso.
- Expansão: para alunos que não podem pagar os custos do curso. O objetivo é financiar mensalidades futuras.

Limite de Financiamento
No máximo 70% do valor da mensalidade

Prazos
O aluno tem até 8 anos para o pagamento das mensalidades futuras, já incluída a duração do curso. O aluno continua pagando depois que acaba a graduação. Para mensalidades em atraso, o prazo de pagamento é de até 5 anos.
Taxa de juros 1,3% ao mês

Inscrições
O aluno pode se inscrever por meio do site da Ideal Invest (www.indealinvest.com.br). Antes, porém, ele precisa se certificar de que a instituição de ensino na qual está matriculado está cadastrada no programa.
Obs.: As regras são sugestões da Ideal Invest, mas podem mudar de acordo com as instituição de ensino.