Paraisense pode ter invadido computador da NASA

Por: Redação | Categoria: Arquivo | 02-03-2003 00:00 | 723
Foto:

No dia 14 de julho do ano passado, uma pessoa, ainda não identificada, navegando pela internet pela provedora Paraisonet, de São Sebastião do Paraíso, entrou no sistema de computador da National Aeronautics and Space Administration -NASA (Agência do governo americano criada para coordenar as atividades aeronáuticas e espaciais), comprometendo o projeto Solares 2.6. Segundo a NASA, isso ocasionou um prejuízo calculado em 10 mil dólares.
Em janeiro, a Coordenação Geral de Polícia Criminal Internacional -INTERPOL de Washington, Estados Unidos, enviou um documento para a sua congênere aqui no Brasil, informando de investigações acerca do comprometimento do sistema de computador da NASA, e que a conclusão foi que teria sido originado por um sistema no Brasil.
Por sua vez, a Polícia Federal brasileira investigou, e descobriu que o acesso ao sistema da NASA foi feito por intermédio da provedora Paraisonet. Por esse motivo, no dia 19 de fevereiro, agentes da Polícia Federal, de posse de uma autorização judicial, assinada pelo juiz Osvaldo Medeiros Neri, estiveram em Paraíso, na tentativa de descobrir quem utilizou o sistema e ocasionado o prejuízo, conforme reclama a NASA.
De acordo com o diretor da Paraisonet, Danilo Melles de Carvalho Pádua, descobrir quem foi será impossível. "Faz muito tempo, todas as informações foram apagadas. O máximo que ficam armazenadas é cinco meses, e como já fazem sete, não há condições de se prestar à Polícia Federal, a informação solicitada", finaliza. Nádia Bícego