SAÚDE BUCAL

Paraíso realiza Semana de Prevenção ao câncer bucal

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Saúde | 07-11-2018 23:19 | 973
No sábado haverá um trabalho de prevenção na Praça Matriz destinado à população em geral
No sábado haverá um trabalho de prevenção na Praça Matriz destinado à população em geral Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde de São Sebastião do Paraíso realiza desde segunda-feira (5/11) a Semana de Prevenção do Câncer de Boca. A iniciativa tem por objetivo estimular ações preventivas e campanhas educativas relacionadas ao câncer bucal a partir da participação de profissionais e especialistas. Serão visitadas empresas onde serão feitos autoexame e em havendo a identificação de algum caso mais grave haverá o encaminhamento para o Centro de Especialidades Odontológicos.

Desde 2016 o governo federal e os governos estaduais e municipais passaram a desenvolver ações destinadas a Semana Nacional de Prevenção do Câncer Bucal. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima-se que anualmente surjam cerca de 15.700 novos casos no Brasil, sendo 11,2 mil homens e 3,5 mil mulheres.

O câncer de boca ou bucal é o que afeta lábios e o interior da cavidade oral. Dentro da boca devem ser observados gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas), além da região embaixo da língua. O câncer do lábio é mais comum em pessoas brancas e ocorre mais frequentemente no lábio inferior. Os principais sinais que devem ser observados são o surgimento de lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha); nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados observam-se sintomas como dificuldade na fala, de mastigação e de engolir; sensação de que há algo preso na garganta. A recomendação é para que em qualquer um desses casos, seja procurado um médico odontológico.

Trata-se de uma doença que pode ser prevenida de forma simples, desde que seja dada ênfase à promoção à saúde, ao aumento do acesso aos serviços de saúde e ao diagnóstico precoce. Abstenção de fumo e bebidas alcoólicas, dieta rica em alimentos saudáveis, boa higiene oral, e outras atitudes como estas, diminuem as chances de desenvolver a maioria das doenças malignas, inclusive os tumores na boca, que são os mais comuns tipos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a prevenção pode ajudar a reduzir a incidência de câncer em até 25% até 2025.

Conforme Fernanda Caproni, coordenadora do setor de Odontologia da Prefeitura a campanha envolverá todos os profissionais do setor no município. Durante a semana estão sendo feitos atendimentos em empresas. Na quinta, às 14 horas haverá na Escola Estadual Clóvis Salgado, matriciamento com a participação de agentes comunitários de saúde e técnicas de enfermagem. O encerramento acontecerá no sábado,10, com atividades entre 9 e 12 horas na Praça Comendador José Honório (Matriz) haverá um trabalho de prevenção e conscientização aberto à população.

Também nas Unidades de Saúde da Família haverá um dia na semana onde haverá a chamada "Sala de Espera", quando será formado um grupo de pessoas que serão atendidas. Serão dadas orientações, exames bucal. Nas unidades onde não há dentista o atendimento será feito por profissionais que atendem no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). As pessoas interessadas devem buscar mais informações nas suas respectivas unidades de saúde.

A coordenadora do setor informa que as pessoas podem fazer tratamento odontológico pelo SUS através da Unidade de Saúde onde estão cadastradas, mesmo que na referida USF não tenha dentista. O atendimento será realizado em uma unidade de referência. "É na unidade que se inicia o tratamento com a realização dos serviços mais simples como limpezas, restaurações entre outros procedimentos", explica Fernanda.

Nestes locais são realizados atendimentos de urgência e as consultas são agendadas com hora marcada. "Toda população paraisense tem o direito ao tratamento, desde crianças, adolescentes, adultos, idosos a pacientes de alto risco e gestantes", esclarece.

Nos casos de tratamento mais complexo, como gengiva, prótese total, além dos casos de pacientes portadores de necessidades especiais, o atendimento é feito pelo Centro de Especialidades Ondontológicas (CEO). O encaminhamento é feito pela Unidade de Saúde e o paciente é referendado pelo centro.

A regra também é válida para moradores da zona rural que devem procurar uma USF caso necessitem passar por algum tipo de tratamento. "Temos ainda o serviço de plantão para casos urgentes, que funciona a partir das 16 horas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O setor funciona das 19 à 1 hora e nos finais de semana de 13 às 19 horas para casos emergenciais", acrescenta.

O desenvolvimento do câncer de boca está muito relacionado ao estilo de vida. O fumo e o álcool ainda são os principais fatores, com 90% dos casos associados a esses hábitos, bem como, a prática saudável de alimentação. De acordo com Fernanda Caproni o objetivo da campanha é incentivar a criação de hábitos que contribuem para a melhoria de qualidade de vida e diminuição da incidência da doença na população. Aliar o conhecimento dos sintomas à realização de cuidados com higiene da boca e consultas regulares ao dentista pode evitar que a doença seja apenas diagnosticada em estágios mais avançados, ajudando a salvar vidas, comenta.

Durante a semana serão realizadas atuações de conscientização em empresas, escola e com a comunidade