SÃOSINHA

Academia Paraisense de Cultura

Por: Conceição Ferreira Borges | Categoria: Cultura | 30-09-2017 18:10 | 3152
Foto: Linah Biasi

Na noite de 20 de setembro, em sua sede, a Academia Paraisense de Cultura – APC – promoveu sessão solene para a realização de dois acontecimentos importantes, cultural e social. Entrega da Comenda de Honra e Mérito “Dr. Olavo Borges” e posse da nova diretoria.
A solenidade teve início com o Hino da Academia. A mesa diretora estava constituída pela presidente, Acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda, vice-presidente Acadêmica Maria Ofélia Tubaldini Scarano, secretário, Acadêmico Reynaldo Formaggio Filho, tesoureira, Acadêmica Francisca Borges da Cunha Zanin.
Denise Gonzaga cantou lindamente duas canções: Travessia e Rosa. A crônica “Perfil de um Médico”, do livro “Crônicas Inesquecíveis”, do advogado e escritor Dr. Olavo Borges, foi lida pela Acadêmica Edyna Maldi Borges. A presidente, Acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda falou sobre o valor da comenda.
“A Comenda de Honra de Mérito “Dr. Olavo Borges” foi criada em assembleia e será, a cada ano, entregue a uma pessoa de nossa cidade que tenha se sobressaído por seus méritos culturais, profissionais ou sociais. Este ano, e pela primeira vez, quem a receberá é o médico Dr. Glauco Joaquim Rosa de Figueiredo, que durante muitos anos atuou na área médica como clínico, cirurgião ou como provedor da Santa Casa de Misericórdia. Com sabedoria e humanidade praticou a medicina com fundamento naquilo que a torna essencial: a saúde do ser humano”.
Por motivo de força maior Dr. Glauco não pôde estar presente, sendo representado brilhantemente por sua sobrinha, Regina de Figueiredo Avelar. A Acadêmica Pascoalina Sousa (Linah Biasi) leu a biografia resumida do grande médico paraisense:
“Nasceu em 5 de agosto de 1929 em São Sebastião do Paraíso. Filho de Joaquim Rosa de Figueiredo e Rosentina dos Santos Figueiredo. Sua profissão, médico. Casado com Maria Helena Carvalho Figueiredo tem uma filha, genro e uma neta. Cursou o primário na Escola Campos do Amaral, e posteriormente, o Ginásio Paraisense. Seguiu para o Colégio Arquidiocesano de São Paulo e se formou em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro.
Por essa mesma escola, fez pós-graduações em cirurgia geral, urológica, ginecológica, pediátrica. No Rio ainda fez curso de oncologia e estudos anatômicos. Em São Paulo se especializou também em cirurgia de varizes e linfodemas e cirurgias vídeolaparoscopia. 
Recebeu diversos diplomas de consagração pública e participou de inúmeros congressos de medicina. Foi capacitado, através de cursos, como médico perito examinador responsável pelo exame de aptidão para fins de Carteira Nacional de Habilitação, legalmente reconhecido pela ABRAMET, e credenciado pelo DETRAN, torna-se médico da SOMEP.
Concursado e certificado como auxiliar médico na Prefeitura do Distrito Federal em 1956 e 1976 como médico para cirurgia geral e clínica geral pelo INPS. Foi presidente e fundador da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis de São Sebastião do Paraíso.
Vice-provedor e posteriormente provedor da Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do paraíso, cargo que ocupou durante muitos anos através de reeleições consecutivas. Foi professor de Clínica Cirúrgica na Escola de Auxiliar de Enfermagem, em Paraíso. Médico credenciado pelo ex-Funrural e Inamps. Médico cirurgião geral da Santa Casa de Misericórdia e também fez parte da equipe da UTI e do serviço de Litotripsia.
Diplomado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais, pelos seus mais de 50 anos de trabalho na Medicina, por nunca ter tido nenhum ato que desabonasse sua conduta profissional. Diplomado também pela Ordem do Mérito Municipal através da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso.
E hoje, dia 20 de setembro de 2017, a Academia Paraisense de Cultura tem a grata satisfação e a honra de entregar-lhe a primeira Comenda do Mérito Cultural “Dr. Olavo Borges”.
A presidente, Acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda entregou a comenda, uma placa com emblema da Academia a Regina de Figueiredo Avelar, pedindo para transmitir ao Dr. Glauco: “Em nome da APC quero parabenizá-lo, na certeza de que a sua pessoa faz jus a esta comenda, pois no mundo da medicina a sua contribuição foi suprema. Muito obrigada”.
O Diploma foi entregue pela Acadêmica Mírian Lauria Mantovani. A Acadêmica Henriete Alcântara Santos entregou a Antologia, Academia Paraisense de Cultura 30 anos.
Regina Figueiredo Aguiar agradeceu a Academia pela bela homenagem ao seu tio Dr. Glauco Joaquim Rosa de Figueiredo. Muitas palmas ao grande médico.




POSSE DO NOVO PRESIDENTE DA APC
A presidente, Acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda discursou emocionada e feliz: “Há três anos estive proferindo o meu discurso de posse como presidente da APC, entre emoção, um tantinho de medo, certeza de desafios e incerteza de como seria esse período, porém sabendo que dirigir a APC  era uma honra, uma incumbência nobre. Nunca deixei de ter em mente que “a liderança tem de ser espontânea, que surge para desempenhar determinada função, que é sucessiva e, portanto não deve se cristalizar”.
Comecei a programar o primeiro ano acadêmico que passou para dois, e finalmente, três anos. Foi uma experiência e tanto: preparar reuniões, conhecer a individualidade de cada “Irmão de Alma”, para trata-los com equidade. Foi também um aprendizado sucessivo.
Tenho de salientar a minha surpresa e alegria ao descobrir, num pequeno espaço de tempo, tantos talentos na literatura, música, nas artes em geral, e trazê-los para que outras pessoas também pudessem admirá-los.
Quero deixar gravado que todo o meu esforço teria sido vão se não tivesse contado com todos vocês que frequentaram as reuniões, que aceitaram se apresentar ora proferindo a mensagem exordial, ora articulando palestras, ora participando da parte artística. Obrigada a todos, bem como à mesa diretora e às comissões de apoio. Minha gratidão a cada pessoa que passou por mim nesses três anos: protagonistas ou plateia. Mais uma vez pude me certificar de que o trabalho em equipe é o que dá resultado.
Peço a permissão para citar apenas um nome, o do Paulo, pois sua ajuda me foi primordial, “segurança”, como dizia o Dr. Olavo. E, de fato, me senti segura.
Enfim, foram três anos que me dediquei muito, sempre voltada para o princípio das quatro coisas que não voltam: “O tempo passado, a pedra atirada, a palavra dita e a ocasião perdida”. Algumas vezes fui insistente, reconheço, e peço desculpas a quem incomodei com isso. Mas digo, tudo valeu a pena, pois hoje experimento uma sensação de alegria e dever cumprido.
Passo a presidência ao Acadêmico Reynaldo Formaggio Filho a quem desejo, juntamente com sua equipe, uma gestão de êxito e inovação.
Viva e prossiga a Academia Paraisense de Cultura! Obrigada”.
A Academia todos os anos, em setembro elege a nova diretoria. Foi eleito presidente o Acadêmico Reynaldo Formaggio Filho que irá dirigi-la no próximo ano. A Acadêmica Maria Rita de Cássia Preto Miranda empossou o novo presidente, entregando-lhe o cordão dourado com o emblema da Academia, dizendo: “Eu te declaro, Reynaldo Formaggio Filho, presidente da Academia Paraisense de Cultura para o período de setembro de 2017 a setembro de 2018”.
Seguiu-se a posse da nova diretoria. Vice-presidente, Acadêmica Francisca Borges Cunha Zanin, secretária Acadêmica Dalila Mirhib Cruvinel, tesoureira, Acadêmica Leyla Yunes.
O compósito e poeta, André Cruvinel declamou um belo poema seu, “O Jardineiro”. O Paraíso em Seresta, formado pelos seresteiros Guelfo Colombo, Nelson Duarte, Artur Henrique Cardoso, Angela Maria Pascoal Cardoso e Silvia Pessoa Rodrigues, cantou “Sinfonia da Mata”, “Speak Softly Love (Fale baixinho)”, “Caçador de Mim” e “Ave Maria do Morro, homenageando a APC.
Delicioso sorvete com calda quente de amora foi servido aos presentes, na noite de festa.




Aniversário de Adriene Marinzeck Borges Delfante
Aniversariou no dia 19 de setembro a psicopedagoga Adriene Marinzeck Borges Delfante, recebendo o amor e o beijo do esposo, jornalista Paulo Henrique Delfante, do filho adorado, Caio Marinzeck Borges Delfante e de Altair Marinzeck Borges, sua mãe.
Linda, sempre promovendo a comemoração em família, teve o aconchego e o encanto da família amada.
Seu aniversário é um dia feliz para todos que a amam pelos seus valores pessoais e profissionais. Seja sempre assim, adorável e bela. Felicidades.




Aniversário de Dra. Dinomar  Campos do Amaral
Aniversariou no dia 16 de setembro. Culta, formada em diversas faculdades, com pós-graduação, gosta de viajar, enriquecendo sua cultura. Conhece diversos países europeus, na América do Sul. Esteve recentemente nos Estados Unidos, aqui chegando no dia de seu aniversário, recebeu feliz o carinho da família na festa comemorativa, todos cantando “parabéns a você”, desejando-lhe felicidades.




Aniversário de Cyrene Amaral Coimbra
Aniversariou no dia 17 de setembro, Cyrene Amaral Coimbra, esposa do empresário Geraldo Coimbra. Antecipou a comemoração para o dia 16 para comemorar com sua irmã, a advogada Dinomar Campos do Amaral.
Em sua elegante residência, realizado no jardim interno, um almoço de festa reuniu sua grande família, irmãos, cunhados e sobrinhos.
Alegre, sorrindo, a irmã chegou a uma da tarde, quando foi servido, sendo as irmãs aniversariantes abraçadas e festejadas pela família maravilhosa, todos desejando que sejam sempre felizes.

Aniversário de Dra. Dinomar  Campos do Amaral
Aniversário de Adriene Marinzeck Borges Delfante
Aniversário de Cyrene Amaral Coimbra