CURTAS EDIÇÃO 2311

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 13-06-2019 13:41 | 1152
Foto: Reprodução

Pediu providências
Miriam Regina Salomão Galvani é procuradora do município de São Sebastião do Paraíso. Ela ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, segunda-feira (10/6), onde solicitou providências aos vereadores quanto ao Processo Administrativo Disciplinar (PAD) aberto pelo Executivo e ao inquérito civil que a acusam de improbidade administrativa. Segundo a procuradora, tais procedimentos têm o objetivo de “colocar em dúvida sua idoneidade moral”. A documentação foi encaminhada para análise da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal.

Valdeci Amorim
É de autoria do vereador José Luiz das Graças projeto que denomina uma praça pública no Residencial Santa Tereza com o nome do ex-vereador Valdeci Amorim de Lima. O projeto foi aprovado e encaminhado à sanção do Executivo. Valdeci exerceu mandato na Câmara Municipal no período de 2001/2004. Alem de secretário da mesa diretora da Câmara, foi apontado como exemplar funcionário na Santa Casa de Misericórdia de São Sebastião do Paraíso.

Embananado
O secretário de Saúde de Paraíso Wandilson Aparecido Bicego encaminhou correspondência para a Câmara pedindo a suspensão de pauta do Projeto de Lei nº 4950. Os vereadores estranharam o pedido já que a proposição trata da questão da pavimentação de várias ruas no município paraisense. Na realidade o pedido seria para ser retirado de pauta o Projeto de Lei 4954, que solicita a abertura de crédito adicional especial ao orçamento municipal no valor de R$ 1.650.471,60 para ser repassado à Santa Casa de Misericórdia. O recurso é referente a um Termo de Cooperação Preliminar firmado provisoriamente por municípios da região, levando em consideração a situação emergencial da entidade.

Quadrimestral
No começo do mês foi realizada em Paraíso a reunião quadrimestral do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Sudoeste Mineiro (CISSM). O encontro de prestação de contas reuniu os prefeitos de  Itamogi, Monte Santo de Minas e São Tomás de Aquino, o vice-prefeito de Bom Jesus da Penha e representantes de Pratápolis e Jacuí. O presidente do CISSM, e prefeito de Paraíso, Walker Américo Oliveira afirmou que repasses dos municípios integrantes estão ocorrendo de forma regular e todos os prestadores de serviços, fornecedores e funcionários do consórcio estão com seus pagamentos em dia.

Violência
São Sebastião do Paraíso é surpreendida por um crime violento tendo uma mulher como vítima. Semana passada o tribunal do júri condenou a 14 anos de reclusão um rapaz que matou a namorada em um crime brutal registrado na cidade em 2017. No caso mais recente a Polícia continua fazendo investigações na tentativa de identificar, encontrar o autor e chegar à motivação do crime. Câmera de segurança captou imagem de um rapaz correndo próximo ao local na hora do crime. E segundo o delegado que investiga o homicídio o suspeito portava o que aparenta ser arma de fogo

Indeferimento
A escolha dos membros do Conselho Tutelar de Paraíso continua em andamento em mais uma fase. Encerrado o período de inscrição foram relacionados 47 nomes de pessoas que se candidataram ao cargo. O processo encontra-se em fase de impugnação, sendo contado o prazo de cinco dias uteis para denúncias e pedido de indeferimento sobre qualquer uma das pessoas que se candidataram. Outras informações podem ser obtidas na sede da Secretaria Municipal de Ação Social. O órgão funciona a Rua Pimenta de Pádua, nº 1865, no Bairro Lagoinha e atende pelos telefones (35) 3539 5206 / 3539 1029.

Constituição em Miúdos
A assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Marília de Souza Neves, a convite do vereador Vinício Scarano, esteve em Pouso Alegre onde visitou a Câmara Municipal e conheceu detalhes dos projetos realizados pela Escola do Legislativo daquele município, em especial “A Constituição em Miúdos”. A intenção é implantar referido programa ainda este ano em Paraíso.

Relevância social
Segundo a assessora, o projeto tem relevância social, é uma importante ferramenta para conscientização dos estudantes acerca da Constituição Federal, dos seus direitos e deveres, das Leis Orçamentárias, dos Poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, entre outros. Marília defiiu o programa como uma proposta que auxiliará os componentes curriculares já contemplados nas unidades escolares e poderá ser utilizada interdisciplinarmente. Por isso, considera valiosa a parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria Municipal de Educação.

Trekking Ecologico
E no encerramento da 20ª Semana do Meio Ambiente ocorrida em São Sebastião do Paraíso, aconteceu o Trekking de Regularidade. Foram registradas as participações de 50 equipes que concluíram um percurso de 6 km em aproximadamente duas horas e meia. O percurso feito teve como ponto de partida a E.E. Paula Frassinetti, no bairro São Judas Tadeu com destino ao Parque Municipal Águas da Serrinha. As equipes passaram por trilhas, matas, estradinhas subiram terrenos íngremes entre outros desafios.