Diretores do Grupo Matsuda pretendem instalar em São Sebastião do Paraíso mais duas novas unidades fabris. Os novos empreendimentos, segundo afirma-se, devem receber um investimento total de R$ 14 milhões para abrigar uma indústria de produção de Pet Food e outra de ração pelotizada, onde serão gerados 180 postos de trabalho. Estes assuntos estiveram na pauta das reuniões ocorridas neste início de semana entre o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedetecs), Vitor de Mendonça, que teve também a participação de dirigentes da Cemig.
A audiência entre as parte teve por objetivo o pedido de apoio aos representantes do Governo de Minas Gerais dos empresários para a instalação de duas novas fábricas da Matsuda na cidade. Durante a reunião Arantes estava acompanhado do gerente administrativo da empresa, Adilson Ribeiro Pereira e também do empresário Luiz Mauro. "Esta empresa está trazendo, de São Paulo, duas novas fábricas para São Sebastião do Paraíso, no Sudoeste de Minas, mas estes investimentos correm o risco de não se viabilizarem por falta de disponibilidade de energia elétrica na região", alertou o deputado.
O secretário Vítor de Mendonça, relatou que Problemas no fornecimento de energia elétrica têm sido um dos gargalos do crescimento de novos negócios em várias localidades de Minas Gerais. No entanto, disse que diante da reivindicação de Arantes pedirá um estudo especial do caso. "Vamos solicitar à Cemig um plano especial para atender aos investidores", avisou Mendonça.
O parlamentar e os empreendedores também foram à Cemig detalhar a situação a pedido do secretário. Eles foram recebidos pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação Empresarial, Marco Antônio Lage; pelo superintendente de Comunicação Empresarial, Etevaldo Lucas Queiroz, e pelo gerente de Relacionamentos Sociais, Agnaldo Morais Ataíde.
Lage adiantou que a Cemig irá anunciar, em breve, investimentos na ordem de R$ 6 bilhões exatamente para superar gargalos como estes encontrados pela Matsuda: "Vamos atacar de frente e resolver esse problema apresentado pelo deputado Arantes. O Estado não pode perder estes investimentos", afirmou.
Infraestrutura
A Matsuda possui a matriz está instalada em São Sebastião do Paraíso e tem ainda outras 13 fábricas espalhadas pelo território nacional.
O empreendimento há 28 anos, trabalha com a produção de suplemento mineral, ração pet e beneficiamento de semente. Em Paraíso, são gerados 520 empregos diretos e dois mil indiretos.
O gerente Administrativo, Adílson Ribeiro Pereira, informa que a Matsuda recolhe cerca de 46 milhões em impostos. "E com este investimento vamos recolher mais ainda.
Só precisamos de uma estrutura que nos dê o dobro da energia existente, senão, não conseguiremos viabilizar o negócio", ressalta.