CURTAS EDIÇÃO 2312

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 15-06-2019 11:12 | 697
Foto: Reprodução

Expar
E houve mudança no braço da viola, quanto à realização da Expar 2019, prevista para o início de outubro. Na sexta-feira (14/6) a informação é que o empresário que havia se comprometido com o Sindicato em realizar o evento, teria desistido da ideia. Uma reunião com a imprensa chegou ser convocada para anunciar os rumos a serem tomados, mas logo em seguida foi cancelada e poderá acontecer nesta segunda-feira (17/6).

Pedido de liminar
Até o final da tarde de sexta-feira (14/6) era aguardada, mas havia sido divulgado se o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG – havia acatado pedido do prefeito Walker Américo, feito àquela corte para que sejam suspensa a Comissão Parlamentar Processante (CPP) em andamento na Câmara Municipal, visando apurar possível  irregularidade no pagamento feito pelo município a um advogado, caso relacionado ao INPAR. Walkinho alega que a CPP não estaria cumprindo formalidades legais.

Novo pedido
No final de abril, por conta da referida CPP, a Câmara decidiu pelo afastamento de Walkinho e empossou a vice-prefeita Dilma Oliveira, que não chegou esquentar a cadeira no gabinete da Prefeitura. Decisão na 1.ª Câmara Cível do TJMG reconduziu o prefeito ao cargo. O novo pedido, segundo afirma-se, é que teria sido ventilado que nesta segunda-feira (17/6) o caso seria novamente apreciado pelos vereadores.

Itinerante
É neste sábado,15 de junho que acontece na Praça Comendador José Honório (Matriz), em São Sebastião do Paraíso mais uma edição do Gabinete Itinerante. O evento é promovido pela Câmara Municipal e é oportunidade da população para conferir o trabalho realizado pelo Legislativo. A partir das 8h até às 13h os vereadores e funcionários estarão à disposição para conversar, tirar dúvidas e registrar demandas de melhorias da população. Outros bairros da cidade como São Judas Tadeu, Verona e até no Distrito de Guardinha já receberam a visita do Gabinete Itinerante.

Mais vagas
É de autoria do Executivo Municipal o Projeto de Lei  apresentado na Câmara durante esta semana que propõe alteração no número de vagas e carga horária semanal dos cargos de médico clínico e médico psiquiatra do CAPS - Centro de Atenção Psicossocial. Foi aprovado em primeira e segunda votações e encaminhado para sanção do prefeito. A intenção é ampliar de quatro para 10 a quantidade de vagas dos cargos de médico clínico e psiquiatra. A justificativa é a  expansão da rede de psiquiatria no município, bem como a implantação do CAPS 24 horas. Além disso, o Projeto de Lei reduz de 20 para 10 horas semanais a carga horária desses profissionais.

Expansão
O lançamento de mais um loteamento na região do novo centro expandido de São Sebastião do Paraíso é mais uma prova da revolução que a implantação da Universidade Federal de Lavras (Ufla) está provocando na cidade. O mais recente empreendimento autorizado a ser construído ao lado do Jardim Mediterranèe, inicialmente chamado de Loteamento Jardim de Versalles, localiza-se em trecho próximo onde estão sendo construídos os prédios da universidade e vai até a avenida Zezé Amaral fazendo divisa com o córrego Rangel. A propósito, é grande o número construções que têm surgido por aqueles lados, grande parte com características de repúblicas e imóveis que futuramente serão residências dos estudantes universitários.

Por falar
Por falar em expansão com mais este empreendimento, a região já merece um projeto para a canalização do córrego Rangel, no prolongamento do Projeto Somma, realizado na gestão do então prefeito Pedro Luiz Cerize Filho, entre 1997/2000. Uma visita das lideranças ao Ministério das Cidades seria um primeiro passado para a busca de recursos junto ao Governo Federal. Além da canalização, a construção de duas avenidas, uma em cada margem do manancial daria outro aspecto e proporcionaria uma condição mais que especial no crescimento da cidade, naquela região.

Manifestação
Assim como em grande parte do País, em São Sebastião do Paraíso foi registrado na manhã desta sexta-feira,14, uma manifestação de profissionais de várias categorias contra a proposta de Reforma da Previdência, proposta pelo Governo Federal e em estudo no Congresso Nacional. A manifestação foi promovida SindUTE e o SEMPRE apoiado por centrais sindicais. Os manifestantes percorreram algumas ruas e avenidas da cidade e fizeram concentração na Praça Comendador José Honório, onde foram realizados pronunciamentos.

Mais Genética
Na semana em que foi lançado oficialmente em São Sebastião do Paraíso, o programa Mais Genética também recebeu indicação para um passo mais amplo. Em Brasília, o deputado federal Emidinho Madeira apresentou sugestão ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento por meio da indicação 855/2019, que o programa seja expandido a todo o Brasil. O Mais Genética atua com o objetivo de melhorar a condição de vida dos pequenos produtores rurais melhorando a genética do gado. Somente aqui na região Sul de Minas são cerca de 70 municípios que já aderiram a proposta.

Canseira
O lançamento do programa Mais Genética foi marcado por um atraso considerável em sua apresentação. O evento marcado para às 17 horas só foi começar quase duas horas depois, quando a paciência de muitos participantes já havia se esgotado e muita gente acabou indo embora. Já passava das 20 horas e o evento continuava com algumas poucas pessoas presentes no plenário. Imprevistos acontecem, mas, um pouco mais de compromisso também não faz mal a ninguém. Se levar em conta que o deputado patrocinador dos progra-mas anunciados nem estaria presente, cabe a assessoria organizar melhora programação. Depois do chá de cadeira, ao final do evento foram servidos “comes e bebes” para os que conseguiram ficar até o fim.