INCLUSÃO

Palestra gratuita debate inclusão das pessoas com deficiência nas empresas em São Sebastião do Paraíso

Presidente do Instituto Inclua aborda o tema “Valorizando as diferenças com foco nas potencialidades”
Por: Redação | Categoria: Cidades | 20-06-2019 21:59 | 1151
Foto: Reprodução

A legislação brasileira garante a inclusão no mercado de trabalho das pessoas com deficiência (PcD) desde 2015. O Estatuto da Pessoa com Deficiência determina que empresas com 100 ou mais funcionários são obrigados a preencher uma cota de 2% a 5% dos seus cargos com PcD.

Não é novidade que a diversidade no ambiente profissional contribui para o aumento da produtividade e para a melhoria das relações interpessoais. No entanto, muitas empresas ainda têm dúvidas de como selecionar colaboradores alinhados com o seu propósito e desenvolver todo seu potencial.

Conhecer a realidade da empresa, sensibilizar e treinar os setores, promover acessibilidade arquitetônica, mapear os postos de trabalho, recrutar e capacitar os funcionários com deficiência são alguns dos passos que devem ser seguidos para que a inclusão seja realizada com sucesso.

Pensando nisso, o Instituto Inclua realiza, na próxima quarta-feira, 19 de junho, a palestra gratuita “Valorizando as diferenças com foco nas potencialidades”, ministrada pelo seu presidente e mestre em Psicologia Caio Toledo. Empresários, colaboradores e profissionais de Recursos Humanos da região são convidados a participar.

A proposta é de fomentar a urgente discussão sobre a valorização das potencialidades e das diferenças no meio empresarial, por meio de um espaço que estimule a reflexão de temas como inclusão e fortalecimento do potencial humano.

“Empresas que entendem a importância da diversidade já estão cientes que os profissionais possuem necessidades diferentes e, com isso, passam a respeitá-las. Consequentemente, ocorre uma melhora no ambiente de trabalho, pois são criadas as condições para que os profissionais estejam motivados, gerando um sentimento de orgulho de pertencer à empresa, contribuindo para uma cultura organizacional positiva. Além disso, a convivência entre pessoas diferentes ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais potencializador, porque possibilita a troca de experiências diversas, o que humaniza a empresa e permite crescimento profissional e pessoal. São essas diferenças que fazem do mundo em que vivemos um lugar tão rico”, defende Caio Cesar Toledo.

O Instituto Inclua é uma associação sem fins lucrativos fundada em março de 2019. Para as empresas, ele oferece serviços como palestras de formação e sensibilização de Equipes; avaliação multidisciplinar humanizada de Pessoas com Deficiência; acessibilidade,  adaptação de mobiliários e tecnologia assistiva; treinamento para assumir cargo na empresa.

O Instituto Inclua
O Instituto Inclua foi fundado em março de 2019 com a partir da identificação de lacuna no trabalho de inclusão social nas escolas, empresas e sociedade. A ideia é fruto de uma reunião entre o vereador de São Sebastião do Paraíso, Vinício Scarano, e representantes da Educação Especial do Município. A partir disso, Scarano reuniu-se com o mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco - USF, Caio Cesar Toledo, hoje presidente do Instituto, para elencar demandas e discutir a necessidade de serviços ainda não prestados no setor. Profissionais de referência foram abordados para discutir a ideia, quando optou-se por constituir uma associação.

A missão do Instituto Inclua é “oferecer apoio ao público-alvo, buscando promover o desenvolvimento global e a aprendizagem, por meio de acolhimento, avaliação multidisciplinar humanizada e especializada, suporte à família e capacitação de profissionais, seja para melhoria da inclusão na comunidade escolar, em empresas e na sociedade”.

EVENTO
Palestra: Valorizando as diferenças com foco nas potencialidades
Valor: Gratuito
Data:19/06/19, quarta-feira
Horário: 19h30
Local: Plenário da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso
Endereço: Av. Dr. José de Oliveira Brandão Filho, 455, Jardim Mediterranée
(por Helena Tallmann)