O incêndio registrado na tarde de segunda-feira (17/6), ocorrido em uma árvore que serve de abrigo para um altar de Nossa Senhora Aparecida localizada na LMG-836, a Rodovia Pedro Luiz Cerize, entre Paraíso e São Tomás de Aquino, está causado a comoção de devotos e internautas.
O local já foi alvo de um raio e reserva uma história particular de Fernando Santana Rezende, zootecnista, servidor público aposentado, devoto da santa que reconstruiu o altar. O espaço vai ser restaurado por um grupo de devotos que no próximo sábado (22/6), vai instalar nova imagem e fará a reza de um terço. “Não se brinca com a fé, acredito que isso vai é aumentar a devoção daqueles que amam Nossa Senhora”, disse Heraldo Bícego que participa de um movimento de restauração do lugar.
Que um raio pode cair duas vezes no mesmo local é um mito que já foi desvendado há algum tempo. Agora, o que ninguém esperava é que no caso da árvore que dá abrigo ao altar de Nossa Senhora Aparecida pudesse ser incendiado pela segunda vez. O caso que não se sabe se foi criminoso ou acidental tem causado repercussões de devotos.
Fernando Santa Rezende conta ser devoto de Nossa Senhora. “Uma vez passando por ali vi aquele lugar e tive a ideia de colocar uma imagem lá”. Inicialmente a santa seria de madeira, mas depois ele optou por gesso. “Ano passado foi comemorado os 300 anos da aparição de Nossa Senhora e fui ao Carmelo de Franca onde encomendei uma imagem amarela de fundo preto. Junto com meu amigo Adelício Manoel dos Reis, o Barba, foi feito um altar e imagem foi depositada, o que fez com que ali se tornasse um local de visitações”, explica.
No local que fica a oito quilômetros de São Tomás e 12 de Paraíso, segundo algumas pessoas também ocorreu um acidente. A vítima saiu ilesa e colocou no lugar uma imagem da santa. No intervalo de tempo entre a aquisição da imagem por Fernando Santana a árvore foi atingida por um raio segundo populares e se incendiou. Passado alguns meses, após receber a imagem de Nossa Senhora a árvore começou a brotar e a se recuperar. “Acredito que foi um milagre, pois, da forma como estava nunca imaginei que pudesse reviver, ela ficou toda queimada”, conta.
Na segunda-feira,17, um novo incêndio foi registrado na árvore e o altar com a imagem da santa foram novamente danificados. “Fiquei sabendo disso é muito triste. Eu vi na internet o vídeo de uma pessoa tentando apagar o fogo com um extintor, mas a destruição já tinha ocorrido”, comenta Fernando. “Felizmente existem outras pessoas bondosas que já estão se mobilizando para refazer o altar e colocar outra imagem de Nossa Senhora no lugar”, acrescenta Fernando Santana. Para ele todos estes acontecimentos têm um significado especial. “Acredito que isto vai é atrair mais pessoas, nada é por acaso, tudo é providência”, completa.
O presidente da Associação Folclórica das Escolas de Samba de São Sebastião do Paraíso (Aessp), Heraldo Bícego disse que ficou “indignado ao ver aquilo, para mim é sim um ato criminoso de alguém”, aponta. Ele pensou em adquirir outra imagem, mas quando foi fazer a aquisição ganhou o apoio dos proprietários da loja Fabrícia Cristina da Silva e Luciano Américo de Carvalho. “Achei válida a iniciativa, ali tem uma história bonita e falei vamos dividir o custo. Sempre que passo por lá eu paro faço minhas orações, sou muito devota de Nossa Senhora, fiquei comovida”, disse.
Junto com Heraldo, quem está organizando a movimentação para a reinstalação da imagem no local é o funcionário público Vicente Souza Neto, o Vicente Irmão.
Segundo informações obtidas pela reportagem pessoas de São Tomás de Aquino também estão colaborando com a restauração e vão participar da entronização da santa no novo altar que será montado. “Acredito que tudo isso servirá para aumentar a fé e a devoção das pessoas em Nossa Senhora, todos que acreditam estão convidados a participar conosco”, finaliza Vicente.