FOGO

Fogo queimou árvores de diversos portes no bairro N.S. Aparecida

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 22-06-2019 11:02 | 1499
Foto: Sebastião Tadeu Ribeiro

Triste e revoltante fato quanto à preservação do meio ambiente aconteceu na área verde pertencente ao patrimônio público municipal (Prefeitura) de São Sebastião do Paraíso.

Referida área verde é onde existe a canalização de águas pluviais de um riacho (Projeto Somma), à margem das ruas Dr. Jacinto Guimarães Ferreira e João Santeiro, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Funcionários da prefeitura efetuaram a capina para poder grama que estava bem alta, mas não retirou o capim seco que foi roçado. Com isto facilitou o fogo se alastrou naquela área onde existem centenas de árvores de pequeno e até meio porte, de diversas espécies, e que ficaram bastante afetadas pelo incêndio. Há suspeita que o incêndio tenha sido criminoso.

Árvores mais pequenas, plantadas recentemente sofreram queimaduras mais graves e com certeza perderam a vida. Diversas de porte médio, dentre palmeiras, patas de vaca, foram afetadas pelas chamas e poderão ter desenvolvimento comprometido. Alguma poderão morrer.

Pessoas que entraram em contato com a redação do “JS” se mostraram indignadas com esta agressão ao meio ambiente, e fazem alerta ao departamento responsável na Prefeitura por limpeza e roçadas em áreas verdes, e de preservação ambiental do município para que ao efetuarem a capina ou roçar vegetações, providencie a retirada no mesmo dia, de modo evitar ataques de vândalos, ou mesmo ação de pessoas distraídas, que lançam “bitucas” de cigarro acesas. É o bastante para provocar queimadas como esta que poderia ser evitada, por falta de zelo, cuidado, ou até irresponsabilidade.

Capina ou áreas roçadas, mandem retirar no mesmo dia, ainda mais nesta época de seca, quando vegetais ficam ressecados e se tornam matéria de fácil combustão.