Intermediando
A pedido do vereador Jerônimo Aparecido, foi realizada mais uma reunião do prefeito Walker Américo com os empresários da Área Industrial, ao lado da Faculdade Calafiori, às margens da BR-491. No local ficam os lotes que foram doados para que fossem ampliadas as instalações de várias empresas e seus negócios. O encontro foi realizado a fim de que se possa tomar uma atitude sobre a proposta de pavimentação e colocação de postes de energia. A intenção é reunir condições para que os empresários possam dar início a construção de suas empresas e, assim, gerar emprego e renda.
Levantamentos
A proposta apresentada e acordada entre as partes é de fazer o levantamento dos custos do asfalto, da energia e dividir o valor entre os empresários. A Prefeitura fica responsável pela infraestrutura como a preparação da área para receber a pavimentação. Segundo os participantes foi uma reunião muito produtiva, com o apoio de todos os empresários. A partir de então se começa uma nova fase para dar início a este trabalho, providenciando o estacamento das ruas, para que os donos dos lotes possam construir o mais breve possível, para sair do aluguel e gerar mais empregos na cidade.
Atravancando
Já se vão alguns meses e apesar de muitas cobranças por parte de moradores nas imediações e condutores de veículos, o trânsito na rua Alfredo Fidelis Marques a partir de sua confluência com a rua Alferes Patrício continua interrompido. Enquanto isso, sem nenhuma cerimônia, na contramão, o trânsito corre solto pela rua José de Belo. O questionamento que se faz é o que estaria atravancando a recuperação daquele trecho, onde o fluxo de veículos é intenso.
Iniciou
Depois da assinatura de contrato para recapeamento de várias ruas da como a Evaristo Malaguti, Avenida Central e vias do Jardim Coolapa, as obras já começam na última segunda-feira, 17. Os trabalhos estão sendo realizados. São vias que têm a camada asfáltica antiga e há vários anos a população reivindica um trabalho mais intenso, já que o tapa-buracos não podem solucionar o problema. A situação é semelhante em dezenas vias da cidade tanto do centro como nos bairros de São Sebastião do Paraíso e tem incomodado bastante moradores e usuários de todo tipo de veículo principalmente pela condição de precariedade de algumas vias.
Recursos
A obra está orçada em R$ 815 mil, sendo aproximadamente R$ 600 mil de emenda parlamentar, conseguida com o apoio do vereador Paulo César e Souza (Tatu). O restante são oriundos de recursos próprios da Prefeitura. O prazo para conclusão do recapeamento é de seis meses. A empresa Dublin, de Passos, foi a vencedora da licitação. Bom seria se tantos outros deputados votados e eleitos por São Sebastião do Paraíso, agora olhassem pela cidade e também direcionassem recursos para esta e tantas outras finalidades em que o município paraisense anda tão carente.
Onde andará?
Dia desses vereadores falavam sobre a revitalização da Praça Santa Paula Frassinetti, a Lagoinha, quando um dos edis pontuou que estão faltando lixeiras. E que é a conta de serem colocadas, vândalos se encarregam de queima-las, o que é verdade verdadeira. Mas o questionamento que se faz é, em se tratando de patrimônio público municipal, onde estarão guardas municipais, cuja função que justificou criar aquela corporação civil, é justamente cuidar e zelar pela integridade do patrimônio municipal ?
Jantar e prosa
Durante a semana o deputado Antônio Carlos Arantes participou de um jantar com o governador Romeu Zema, juntamente com os demais deputados do bloco “Sou Minas Gerais”, que apoia o Governo. O jantar aconteceu no apartamento do deputado Roberto de Andrade. Arantes levou dois queijos (um da Canastra e outro do Serro), para valorizar os produtos especiais de Minas. Em um clima de muita descontração as conversas giraram em torno das ações que se pretende fazer junto ao governador para dar uma vida melhor aos mineiros. Zema, como tem feito no seu mandato, ouviu atentamente as sugestões. Foi uma noite de boa prosa.
Suspensão
Mais um processo de licitação da Prefeitura foi suspenso nesta semana devido a um pedido de impugnação impetrado por das empresas participantes do certame. Trata-se o processo de contratação de empresa para aquisição de diversos equipamentos medico e hospitalares, destinados à unidade de Pronto Atendimento (UPA) e ao Ambulatório Municipal. A impugnação foi pedida pela empresa MTB Tecnologia e diversos pedidos de esclarecimentos de outras empresas, foram apresentados em tempo hábil e com o objetivo de manter a isonomia do processo e permitir a participação igualitária entre as empresas.
Propaganda
O Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal prevê a possibilidade de permissão da realização de propaganda eleitoral nos veículos de comunicação social para a escolha dos conselheiros tutelares de São Sebastião do Paraíso. Se aprovado e sancionado, será permitido o uso de TV, rádio, Whatsapp, Facebook e outras redes sociais aos candidatos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. A justificativa é garantir que os candidatos apresentem suas propostas de modo equânime, tendo em vista que as redes sociais democratizam as informações, considerando de igual modo a dificuldade na fiscalização dos folhetos emitidos em via pública.