PASSARELA

Moradores do Belvedere pedem passarela, Nascentes diz que obra não está prevista

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 24-06-2019 09:08 | 2944
Trecho registra intenso movimento de veículos, praticamente o dia todo, enquanto pedestres se arriscam na travessia
Trecho registra intenso movimento de veículos, praticamente o dia todo, enquanto pedestres se arriscam na travessia Foto: Reprodução

Pessoas passando de um lado e de outro, arriscando suas vidas tentando atravessar as quatro pistas da rodovia BR-491, em meio um intenso fluxo de veículos, caminhões e ônibus. Este é o cenário de quem precisa ir em direção ao centro e outras regiões da cidade ou para quem quer chegar em suas casas localizadas nos bairros Jardim Itamarati, Parque Belvedere, Riviera e Jardim das Hortências. O assunto tem sido tema de intensas reivindicações de moradores e está na pauta dos políticos da cidade, que estão sendo cobrados pela colocação de uma passarela no trecho. No entanto, a Concessionária AB Nascentes das Gerais afirma que o pleito não consta em contrato e não há previsão de quando poderá implantar o benefício reivindicado por moradores.

Silvio Eloi de Lima é uma das pessoas moradoras da região que está empunhando a bandeira pela implantação da passarela. Ele foi até a reunião da Câmara Itinerante, realizada mês passado no bairro Alto Bela Vista para fazer a reivindicação da melhoria da travessia junto aos vereadores. “Ali ficou uma região muito perigosa, aumentou a quantidade de moradores e o volume de pessoas que precisam atravessar é muito grande”, comenta. Para tanto é preciso dividir espaço como grande fluxo de veículos que transitam pela rodovia diariamente. “A situação se torna pior quando chega à noite e não existe iluminação, então o risco de acidentes é bem maior”, cometa Eloi.

De acordo com o morador a movimentação de pedestres começa por volta das 5 horas da manhã. “Já bem cedo tem gente passando para ir trabalhar, tem aluno indo para escola, pessoas que precisam ir para a cidade. São crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Mães com bebê de colo, pessoas com bicicletas que se arriscam para atravessar as pistas, sobem e descem barranco para chegar de um lado e de outro”, explica. Depois do período até às 8 da manhã, logo chega a hora de almoço e o volume de pessoas se torna intenso. O mesmo ocorre no fim do dia a partir das 17 horas  e vai até por volta das 20 horas, quando o perigo se torna maior devido a escuridão.

O vereador José Luiz das Graças foi convidado e esteve pessoalmente no local onde acompanhou o caso e até postou um vídeo denunciando a situação. “Cobrei providências em 2013 e infelizmente estamos em 2019 e a passarela ainda não foi feita, ninguém providencia esta travessia”, protesta. Ele pede que as autoridades viabilizem recursos para a obra, seja através de emendas parlamentares ou de outra maneira, mas que não se deixe de executar o serviço. “Enquanto estiver no meu mandato vou cobrar, serei chato, indecente ou o que quiserem, mas vou exigir melhor qualidade de vida para o cidadão. Não vamos esperar acontecer uma tragédia para fazermos alguma coisa, vamos antecipar”, conclamou.

Para o vereador Luiz Benedito de Paula é urgente e necessária a implantação de passarela no km 3,2 da rodovia. “Fizeram outras passarelas sem estudo e sem um levantamento  onde seriam melhor adequadas. As que existem pouca gente usa”, acrescenta.

O vereador lembrou ainda que identificou pelo menos outras 13 irregularidades no trecho desde o início do trevo da BR-491 com a MG-050 até a divisa do estado de São Paulo na BR-265. “Já comuniquei isso com a concessionária, enviei ate foto e aguardo resposta”, mencionou.

Silvio Eloi protesta com o que chamou de ‘absurdo’. “A gente paga um pedágio caro, estes dias mesmo subiram o valor cobrado e não tem as condições de que precisamos. É preciso uma providência urgente para facilitar a locomoção das pessoas”, completa. Ele disse que continuará insistindo junto àas autoridades. “Já falei com os vereadores, um ofício foi encaminhado para a prefeitura e para a concessionária, então vamos continuar com a nossa reivindicação até que um dia sejamos atendidos”, finaliza.  

 

Nascentes diz que passarela não está prevista em contrato

 

Apesar da mobilização de moradores e de alguns políticos da cidade que alertam para o problema da travessia na altura do Km 3 da BR-491, a informação fornecida pela AB Nascentes das Gerais não é das mais animadoras. A concessionária que é responsável pela administração da rodovia informou através de ofício endereçado a Câmara Municipal que a construção de passarela no local informado não está prevista em contrato. A empresa orienta que a reivindicação com as devidas justificativas seja encaminhada para a Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.

Através de ofício a concessionária respondeu ao oficio do Legislativo municipal onde a Câmara solicita a construção de viaduto com passarela na BR-491. No mesmo documento é pedido a construção de acostamento e instalação de redutores de velocidade.

A empresa alega que já existem no trecho de extensão urbana da BR-491 quatro passarelas e dois viadutos. “Todas as estruturas permitem a passagem de pedestres. Em continuidade, temos que referida solicitação não se encontra prevista contratualmente, não possuindo a Concessionária autonomia para deliberar sobre a mesma”, justifica.

Há um mês o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais (Setop), Marco Aurélio Barcelos, esteve em São Sebastião do Paraíso  juntamente com o deputado  e 1° vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes. Em reunião com o prefeito Walker Américo Oliveira, anunciaram intervenções nas rodovias MG 050, BR 265 e 491 no entorno de Paraíso. A principal delas será a retomada das obras do trevo na saída para Passos — investimento da ordem de R$ 20 milhões, previsto para 2027, mas que poderá ser antecipado conforme pedido na reunião.        

Marco Aurélio pediu o envio de quais são as prioridades do município no momento — em ordem de importância, frente aos problemas apresentados para análise da Setop. “Assim que recebermos este documento, vamos verificar os dados técnicos, a realocação de recursos, possíveis desapropriações, gargalos, o que já está programado e o que será interrompido”, disse.

Um dos pedidos feitos pelo prefeito Walker Américo foi para a empresa assumir como via marginal, a Avenida Washington Martoni, paralela à rodovia BR 265 quando esta for duplicada.

O deputado Antônio Carlos pediu melhorias na iluminação dos trevos, utilizando energia fotovoltaica. Uma das preocupações do prefeito é com o trevo em uma das entradas da cidade, no bairro Bela Vista sentido Ribeirão Preto. O local vai constar como segunda prioridade no rol das até foram elencadas pela equipe. Outra preocupação apresentada ao secretário é o acesso ao distrito de Guardinha e ao bairro Residencial Belvedere.

Região registrou aumento da densidade populacional ampliando  volume de pessoas que precisam  atravessar a rodovia