CURTAS EDIÇÕES 2315

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 26-06-2019 10:35 | 910
Foto: Reprodução

Integral
Muito comemorada a informação de que o governador de Minas, Romeu Zema, confirmou a vota da Educação em Tempo Integral para 894 escolas de Minas Gerais onde o atendimento havia sido suspenso no início do ano logo depois de sua posse. O retorno das atividades deve ocorrer de forma gradativa e outros estabelecimentos que não possuem o serviço poderão ser beneficiados. Mesmo diante das dificuldades financeiras, que estão aos poucos sendo reequilibradas é importante ouvir a voz da população, das lideranças e assim continuar avançando, possibilitando mais oportunidades para formação educacional dos jovens estudantes.

Delegacias rurais
É cada vez mais constante e parece não ter solução a quantidade de crimes ocorridos na zona rural não só de São Sebastião do Paraíso, mas também nas cidades da região. Principalmente em época de colheita de café o volume de crimes ocorridos no campo cresce imensamente. São tratores, implementos, produtos, animais quando não as residências e seus moradores são os alvos da bandidagem. A instalação das delegacias é uma promessa que não saiu do papel, algo que não se tornou realidade. Vai ser preciso insistir muito para que esta situação seja revertida, principalmente da boa vontade do governo para viabilizar o funcionamento destas unidades nas regionais de Polícia Civil do Estado.

Rebelião
Pela primeira vez em praticamente 10 anos depois que a Superintendência de Administração Prisional (Suapi) assumiu o presídio de São Sebastião do Paraíso se ouve notícias da ocorrência de um motim ou rebelião dos internos. Por mais que se negue que a situação foi tensa, imagens de vídeos correram pelas redes sociais e mostraram claramente a movimentação de policiais militares que acionados chegaram ao local para reforçar a segurança junto com os agentes penitenciários que já atuam no local. O movimento no fim de semana foi grande com as visitas e segundo consta o estopim da confusão teria sido a localização de um celular com um dos internos. 

Festança
Algumas cidades da região vivem clima de festas por estes dias por razões diversas. Itamogi emendou o feriado na segunda-feira, 24, para comemorar o aniversário de emancipação política administrativa e comemorar 124 anos, além do seu padroeiro São João Batista. Nesta quarta-feira, 26, é a vez de Monte Santo de Minas que também aniversaria e realiza muitas festas, eventos culturais e shows para celebrar mais um ano de vida. São 199 anos de fundação. Também em Arceburgo foi celebrada desde o fim de semana a festa em honra ao padroeiro São João, com seus detalhes, tradições e costumes em grande estilo.

Negado
O Prefeito Municipal de São Tomás de Aquino, José Carlos Pimenta, através de nota oficial  esclareceu a população aquinense, em especial aos comerciantes locais, acerca do evento “Feirão do Brás” que aconteceu na cidade. Segundo consta o organizador do evento, procurou a Prefeitura solicitando alvará para funcionamento da referida Feira, na qual foi imediatamente negado, tendo em vista a proteção da economia e do comércio local. O prefeito afirma que sempre manteve diálogo aberto com os comerciantes e se mostrou parceiro a estes, tendo em vista que o Município depende principalmente da Agricultura e do Comércio. No entanto os responsáveis recorreram à justiça e tiveram o direito assegurado e a feira ocorreu.

102 anos
Por falar em comemoração, quem festejou mais um aniversário e já é mais do que um centenário, são 102 anos de existência é o Tiro de Guerra 04/025, de São Sebastião do Paraíso. Trata-se de uma das mais antigas instituições em atividade, apontado como o TG mais antigo em atuação em Minas. Na segunda, 24, para celebrar a data houve formatura quando foram entregues os braçais militares aos monitores da turma de 2019. Atualmente o TG é comandado pelo 1º sargento chefe da Instrução, Reinaldo Cunha e pelo 1º sargento Rosembertg, instrutor, e conta com 98 jovens matriculados, que iniciaram o serviço militar em 1º de março e concluirão em 30 de novembro.

Recesso
Na segunda,24, foi realizada a última Sessão Ordinária do Primeiro Período Legislativo de 2019 da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso. A partir da próxima semana a Câmara entra em recesso. As reuniões ordinárias voltam ocorrer somente em agosto, a não ser que haja necessidade de algum encontro extraordinário. O mesmo deve ocorrer para o Gabinete Itinerante. Ainda assim o funcionamento da casa continuará normalmente durante o mês de julho quando a secretaria, os gabinetes e as assessorias juntamente com os vereadores continuarão atendendo a população. O fim deste recesso foi prometido, mas não é tão fácil acabar com ele.

Reunião
Lideranças da região estiveram reunidas na segunda-feira, com o Senador Antonio Anastasia. O nível dos reservatórios e represas da região foi a principal tônica dos debates. Na oportunidade foram colocadas em pauta os pleitos da região, visando proporcionar melhorias para os municípios do Sudoeste de Minas. Participaram junto com o senador os deputados estaduais Antonio Carlos Arantes e Cássio Soares, prefeitos das cidades de Passos, Delfinópolis e Cássia, além de representantes de órgãos como Associação dos Municípios do Lago de Furnas e outras entidades. Também compareceram vereadores, e ex-prefeitos destas cidades.

Horta Comunitária
Na câmara Municipal de Paraíso está em debate projeto de lei que propõe  alterações na leei que cria a horta comunitária em São Sebastião do Paraíso. A legislação já existente estabelece que os produtos das Hortas Comunitárias deverão ser destinados a associações de defesa dos direitos sociais. Já a iniciativa do vereador Ademir Ross é de que as doações também sejam encaminhadas ao abastecimento de escolas municipais. Dessa forma, as pessoas jurídicas cadastradas no programa “Hortas Comunitárias” deverão doar integralmente a produção para associações de defesa dos direitos sociais e abastecimento de escolas municipais.

Comercialização
Além disso, os produtos poderão ser utilizados ou comercializados livremente pelos produtores, sendo que 30% da produção colhida deverá ser destinada às associações citadas e escolas municipais, podendo o excedente ser comercializado. A propositura também estabelece que o produto das hortas comunitárias de terrenos baldios ou glebas particulares deverá destinar 10% às escolas ou entidades assistenciais estabelecidas em São Sebastião do Paraíso, podendo o excedente ser comercializado dentro da circunscrição do município. O Poder Executivo ainda poderá conceder vantagem tributária sobre o imposto predial aos proprietários que respeitarem essa destinação.

Delegados
Depois de nomeados pelo Governo de Minas, no início do mês de junho, os candidatos aprovados em todas fases do concurso de Delegado de Polícia tomaram posse, na segunda-feira,24, na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol). Em seguida, começaram o curso técnico de formação policial. Os novos policiais, que já apresentaram a documentação necessária para a formalização da posse, após a cerimônia em que foram empossados, foram convocados para matrícula e início do curso. A previsão é de que as atividades acadêmicas tenham duração de quatro meses. Com a conclusão e a aprovação no curso, os policiais civis serão designados às Delegacias de Polícia, observando-se as necessidades de cada unidade.