FEDERAL

Receita Federal entrega materiais apreendidos à Prefeitura de Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 06-07-2019 10:37 | 2052
Material apreendido em operações da Receita Federal foram doadas para escolas do município
Material apreendido em operações da Receita Federal foram doadas para escolas do município Foto: Roberto Nogueira

A Agência da Receita Federal em São Sebastião do Paraíso realizou na tarde de quinta-feira, 4, a entrega em doação de mercadorias apreendidas para a Prefeitura. O evento contou com a participação do Delegado da Receita Federal em Poços de Caldas, auditor-fiscal, Michel Lopes Teodoro, do chefe da Receita em Paraíso, Dalton de Pádua Felício e do prefeito Walker Américo Oliveira.

Os produtos apreendidos são oriundos de várias operações de fiscalização e serão destinados às escolas municipais onde é desenvolvido um trabalho de educação fiscal com os estudantes.

As mercadorias estão avaliadas em R$ 25 mil e são oriundas de ações de fiscalização realizadas em toda a região no ano passado. "Estas mercadorias foram apreendidas no último ano nas operações realizadas pela Delegacia de Poços de Caldas, no Sudoeste de Minas, entre elas a Operação Caminho Certo, Operação Xangai e uma operação feita aqui em São Sebastião do Paraíso chamada de "Operação Sentinela"", disse o delegado Michel Lopes. Entre os produtos estão brinquedos e produtos eletrônicos de diversas naturezas.

O delegado confirmou que outros municípios do Sudoeste de Minas também já foram contemplados com este tipo de atividade. "Sim, isto já é uma política institucional da Receita Federal de doar as mercadorias e alguns municípios já receberam produtos de igual maneira como está ocorrendo aqui em Paraíso", acrescenta.

O prefeito Walker Américo afirmou que a iniciativa é de grande valia e integra um programa que está sendo desenvolvido de forma conjunta entre o Município e a Receita Federal. "Nós recebemos de muito bom grado. Isto é uma parceria existente com a Receita Federal e ficamos felizes com a destinação destes materiais que serão de grande utilidade, servindo a nossa comunidade, nossos alunos com os bens apreendidos", afirma.

Para o chefe da agência da Receita Federal de Paraíso, Dalton de Pádua Felício há uma parceria com a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação para um trabalho educativo a ser realizado nas escolas do município. "Estas mercadorias apreendidas e utilizadas nas escolas tem por objetivo ensinar a importância do tributo e do Estado na vida das pessoas. Também mostra a importância da preservação do patrimônio público, do controle social dos gastos púbicos e da participação do cidadão na gestão destes recursos", acrescenta.

"Esta parceria é muito importante e tem por objetivo fazer com que cultuemos nas pessoas a importância da arrecadação dos impostos que arrecadados" explica. Walker ressalta que os impostos precisam ter a destinação correta, "por isso, a importância da emissão de notas fiscais e ser feito dentro da legalidade, para evitar o que aconteceu com a apreensão destes materiais", detalha.

Segundo o prefeito a expectativa é de que o trabalho nas escolas resulte na conscientização das crianças futuros cidadãos de Paraíso. "Queremos com esta parceria fazer com que desde criança elas apreendam a fazer as coisas dentro da legalidade e que o imposto seja destinado de maneira correta, em prol deles mesmos e principalmente revertendo a favor da comunidade", conclui.