CURTAS EDIÇÃO 2323

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 24-07-2019 15:18 | 1039
Foto: Reprodução

Para terça-feira
O presidente da Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso, Lisandro Monteiro, pretende mudar o horário das sessões ordinárias daquela Casa, na volta do recesso, em agosto. Avaliando que o número de pessoas que vão assistir às sessões, às segundas-feiras à noite, tem sido pequeno, a intenção é que sejam realizadas as terças, à tarde. Lisandro explica que essa medida resultará em grande economia para a Câmara. É preciso conter despesas, disse.

Pé de guerra
Novamente a cidade vive dias que não são de paraíso e se repete um clima ruim politicamente cuja negatividade reflete em outros segmentos. A mesma situação de instabilidade política ocorreu em 2016 na administração anterior que culminou com a renúncia do então prefeito da época. Perdem a cidade, a população e o cidadão que labuta em busca de melhores dias.

Favas contadas
Muita gente já dava como favas contadas a cassação ou o afastamento do cargo do prefeito Walker Américo Oliveira, na última segunda-feira. Há dias o fato vinha sendo considerado como consumado por alguns, faltando apenas o lance final. No entanto entre vereadores havia certa desconfiança que os sete votos de vereadores, necessários para afastá-lo, como ocorreu na primeira votação, não seriam conseguidos. Sábado passado a esta coluna um vereador mencionou que Ademir Ross poderia votar favorável à permanência de Walkinho.

Incredulidade
No fim da tarde e começo da noite de segunda-feira era notado o ar de incredulidade entre os vereadores de São Sebastião do Paraíso, diante da situação envolvendo o vice-presidente da Câmara, Ademir Alves Ross. Os sentimentos variavam entre raiva, e compaixão pelo colega preso. Entre as reações mais imediatas já se fala no pedido de instauração de um processo de investigação junto a Comissão de Ética da Câmara para apurar a conduta do vereador envolvido nas acusações. Certamente como já manifestado Ademir será investigado pelos próprios colegas se agiu com falta de decoro, que se confirmado poderá custar a cadeira na Câmara.

Nega
Por outro lado, em vídeo que ganhou as redes sociais, o prefeito Walker Américo, aparece rodeado de seus secretários de governo, onde nega que teria cometido algum crime, ao pagar o Instituto de Previdência. Depoimentos de servidores, contadores e assessores jurídicos da Prefeitura no vídeo, reforçam a tese de que não houve nenhuma irregularidade no ato. Mas esse não foi o entendimento da Comissão Parlamentar Processante (CPP) que concluiu por acatar por dois votos a um, a denúncia de que houve irregularidade.

Suplente
Apesar de haver muita água para passar por debaixo da ponte, já se especula que com um provável processo de cassação, vereadores se convencendo que Ademir “pisou nos tomates”, ele está fadado a perder o mandato. Segundo consta, o suplente que poderá assumira vaga é Valdir Donizete do Prado, que já foi vereador em pelo menos outros dois mandatos e que atualmente atua como corretor de imóveis na cidade.

Não mudou
Valdir confirmou ao Jornal do Sudoeste que não mudou de partido. Considerando estas possibilidades outros fatos vão se derivar, por exemplo, nova eleição para vice-presidente da Câmara. Nesta altura do campeonato o distrito de Guardinha ficaria sem um representante direto no Legislativo.

Avaliação
Valdir do Prado disse “fazer votos para que Ademir supere essas dificuldades e que Deus possa o ajudar a enfrentar este momento de desafio pelo qual está passando”. Embora tenha plenas condições para assumir, caso ocorra a cassação de Ademir, Valdir afirma que fará uma avaliação, pois já havia tirado a política de sua vida.

De volta
Desde a semana passada o destacamento da Polícia Militar de Jacuí voltou a pertencer ao 43º Batalhão da Polícia Militar, com sede em São Sebastião do Paraíso. Prevaleceram o bom senso em relação à logística e a proximidade entre as duas cidades, bem como a facilidade de acesso, entre outros detalhes. Para o deputado Antonio Carlos Arantes que trabalhou para que isso acontecesse, foi um presente para Jacuí, no aniversário do município comemorado semana passada. O parlamentar também está intercedendo e aguarda para os próximos dias resposta do comando da Polícia Civil para que ocorra a mesma situação de mudança para a Regional de Segurança Pública de Paraíso.

Veículos furtados
Nos últimos dias têm sido frequentes os registros de ocorrências envolvendo o furto de veículos em São Sebastião do Paraíso, que conforme levantamentos não oficiais, chega a cinco no intervalo inferior a 10 dias. Nos casos estão carros e motos e vários deles estacionados bem na área central da cidade. Detalhe é que são carros com certa idade, bom estado de conservação que não são seminovos. Estas situações não são repassadas para a divulgação à imprensa já que não é interessante para o setor de segurança, este tipo de apontamento.

Diferente
Na semana passada o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, informou ao Jornal do Sudoeste após ter participado de reunião com representante do Governo do Estado, detalhes de obras que poderão ocorrer no município. Ele citou a duplicação de trecho da BR-265 entre o entroncamento da BR-491, fundos do bairro Muschioni até o trevo da antiga Copave. Citou ainda que pistas duplas poderão ocorrer até a saída para Ribeirão Preto. Já nesta semana o prefeito Walker Américo não confirmou a duplicação, mas falou da construção de uma passagem subterrânea para pedestres. É esperar para ver qual obra irá acontecer.

Radares
Anunciada para breve a implantação de radares móveis que deverão ajudar a fiscalizar condutores de veículos em São Sebastião do Paraíso no tão conturbado trânsito da cidade. Muitos reclamam do excesso de redutores de velocidade, mas se for verificar nas faixas de pedestres e principalmente nas faixas elevadas, são raros os casos dos condutores que param para dar a preferência ao pedestre como deve ser. Nas ocorrências de excessos de velocidade e de tantos outros abusos, certamente, espera-se que as punições sejam suficientes para coibir as ações dos infratores. A medida faz parte do processo de municipalização do trânsito.