ASSOCIAÇÃO

Uma humanitária instituição chamada Associação Feminina Obreiras do Bem

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 27-07-2019 11:23 | 2418
As magníficas Obreiras do Bem, Maria Lúcia Montans Alvarenga, Cyrene Amaral Coimbra,  Maria Antônio de França Coelho, Maria Madeira da Silva, Meiga Amaral Mafra e Terezinha Modesto
As magníficas Obreiras do Bem, Maria Lúcia Montans Alvarenga, Cyrene Amaral Coimbra, Maria Antônio de França Coelho, Maria Madeira da Silva, Meiga Amaral Mafra e Terezinha Modesto Foto: Sebastião Tadeu Ribeiro

Nesta semana o “JS” tem o prazer de divulgar o importantíssimo trabalho de cunho social de inúmeras mulheres dinâmicas, humanitárias, voluntárias, que prestam relevantes sérvios para ajudar pessoas carentes. Fazem parte de uma instituição filantrópica chamada Associação Feminina Obreiras do Bem, criada em São Sebastião do Paraíso em março de 1948.

A conceituada instituição tem sua sede própria localizada na rua Delmira Andrade Westin, número 28, Vila Mariana. Fica bem em frente ao cemitério. Tem seu registro como entidade filantrópica em nível federal, estadual e municipal. Associação superorganizada e legalizada com alvará sanitário, alvará do Corpo de Bombeiros e demais documentações exigidas por órgãos públicos, para o bom funcionamento da instituição.

Em entrevista com a presidente das Obreiras, Dinomar Campos do Amaral, tesoureira Cyrene Amaral Coimbra, e as conselheiras fiscais, Maria Lúcia Montans Alvarenga e Maria Madeira da Silva, elas nos passaram informações sobre as atividades daquela instituição.

Conforme explicam, há um quadro de associadas constituído por grupo de senhoras que desenvolvem atividades diversas, como costura, bordado, crochê, tricô, artesanatos diversos, que atendem os projetos desenvolvidos, bem como uma diretoria eleita, que administra todas as atividades inerentes às atribuições de cada cargo.

Salientam que a entidade sobrevive de ajuda da comunidade, de sócios contribuintes, bem como de atividades desenvolvidas que proporcionam alguns recursos financeiros, tais como rifas, bingos, bazar, entre outros.

Conforme explicam, a despesa mensal da instituição é de aproximadamente R$ 5 mil, para pagamento de água, energia elétrica, telefone, gás, salários de um casal que cuida com muito carinho dos albergados, preparando-lhe o jantar, roupas para dormir, banho, café da manhã, e serviços gerais de limpeza do Albergue.

Outro trabalho desenvolvido a assistência à gestantes carentes que recebem de graça, enxovais para recém-nascidos, confeccionados pelas próprias obreiras. O mais novo projeto em funcionamento é o empréstimo de material hospitalar e ortopédico, sendo cadeiras de rodas, muletas, andadores, camas, etc.

Conforme explicam, é muito grande a rotatividade desse material, sendo feito cadastramento em fichas próprias, para o devido controle. Obreiras externaram agradecimento à centenária Loja Maçônica Fraternidade Universal n.º 19, que recentemente fez a doação de inúmeros itens, que irão favorecer pessoas necessitadas com referidos equipamentos de fundamental importância para quem está em tratamento, e com dificuldade de locomoção.

Destacaram também agradecimento à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, que, quando solicitados pela instituição atendem com rapidez e eficiência. Destacam que o Albergue não tem estrutura para receber pessoas alcoolizadas, drogadas e portadores de doenças que necessitem assistência específica, porque “faltam profissionais para um trabalho mais complexo de assistência social, por exemplo, enfermeiros, acompanhantes, e também verbas para custear e manter um serviço completo”.

Conforme explica Maria Madeira da Silva, de janeiro a junho deste ano foram atendidas mil e nove pessoas no Albergue e foram doados vinte enxovais para recém-nascidos.

A diretoria da Associação Feminina Obreiras do Bem está assim constituída: Dinomar Campos do Amaral (presidente); Norma Rezende Lisboa (vice-presidente); Cleuza Cantieri (secretária); Cyrene Amaral Coímbra (1.ª tesoureira), Francisca Aparecida de Souza (2.ª tesoureira). O Conselho Fiscal é composto por Maria Lúcia Montans Alvarenga, Maria Madeira da Silva, Helena Antônio de França Coelho.

AGRADECIMENTO
A Associação Feminina Obreiras do Bem de São Sebastião do Paraíso, através de sua Diretoria agradece publicamente a centenária Loja Maçônica Fraternidade Universal pela doação de material ortopédico e hospitalar, como muletas, andadores, cadeiras de rodas, e para banho e camas. Equipamento que muito contribuirá para aliviar o sofrimento de pessoas carentes.

Parabenizamos a todos dirigentes e colaboradores pela realização do grandioso evento “Paella da Fraternidade”, através do qual levantaram recursos necessários para referida doação, tão importante e significativa.

Que Jesus abençoe a todos.