REPRESA

Barragem de represa em situação crítica preocupa, e rompimento é iminente

Por: João Oliveira | Categoria: Cidades | 03-08-2019 08:46 | 37825
Foto: Reprodução

A medo do rompimento da barragem de uma represa situada no bairro rural Serra do Campo Alegre, mais conhecido como região das Granjas Braghini, tem preocupado o proprietário de um sítio que vem se mobilizando para conseguir apoio "a fim de evitar que o pior aconteça". A Defesa Civil já esteve no local e declarou que se trata de um caso de "obra emergencial", já que acarreta possível danos à BR-491 e abastecimento de água do município, além de risco a integridade física de pessoas e animais que ali transitam.

De acordo com o empresário Marcelo Gil, não há condições dele fazer uma obra grande como a que é necessária no local, e que procurou a Copasa e Prefeitura. "Seriam muitas horas de máquina para realizar esse reforço no aterro. Minha preocupação seria em preservar uma represa que é grande e já é bastante antiga. Realizei um contato com a Prefeitura, e a Defesa Civil esteve no local onde constatou risco iminente, principalmente para pessoas que fazem uso da estrada, e acredito que a represa não resistirá muito tempo", disse.

Gil alega que o município diz que mandaria as máquinas para realizar o reforço da barragem, mas que até o momento nada foi feito. "O ruim é que se romper, iremos perder uma represa extensa. Tentei fazer o possível e procurei quem poderia solucionar o problema. Mas fica um jogo de empurra. Fala-se tanto em meio ambiente e em preservar, mas a burocracia para isto é muito grande. Fiz contato com diversas pessoas, há dois anos venho tentando solucionar esse problema, mas até agora nada", completa.

COPASA E PREFEITURA
Sobre a situação, a Copasa informou que por se tratar de uma barragem dentro de uma propriedade particular, a empresa não pode interferir e que é de responsabilidade do proprietário, já que não foi a Copasa responsável pela construção da barragem. A reportagem também fez contato com a Prefeitura questionado sobre a situação, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.