Com o objetivo de aumentar a consciência da população sobre os direitos e deveres de cada cidadão e também o de tentar diminuir o número de acidentes no trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança Pública Transito e Transportes, continua realizando campanhas junto à comunidade. Quem passou na segunda-feira (9/9), pela Rua Pimenta de Pádua, altura da Praça Comendador José Honório, percebeu a presença de cadeiras de rodas colocadas nas vagas de estacionamento. A iniciativa é parte do trabalho realizado no sentido de sensibilizar a população principalmente no respeito às vagas de cadeirantes.
A Guarda Municipal, através dos agentes do setor tem feito várias ações como a colocação de faixas informativas nos semáforos, entrega de panfletos aos motoristas e comerciantes, bem como atuando nas escolas para a orientação e formação das crianças e adolescentes que serão os futuros condutores. "Trabalhamos sempre com foco na redução de acidentes de trânsito e quando conseguimos diminuir as ocorrências com vítimas, reduzimos, também, gastos com saúde pública", afirma o secretário de Segurança Pública, Miguel Félix de Souza.
Nesta semana foi iniciada mais uma etapa dos trabalhos que agora integram a campanha da Semana Nacional do Trânsito, comemorada no período de 18 a 25 de setembro. Foram colocadas cadeiras de roda nas vagas de carro comum, com os seguintes dizeres, "É só um minutinho", "Volto já", "É rapidinho". Essa ação tem o objetivo de fazer os condutores sentirem a necessidade de usar a vaga ocupada pelas cadeiras da mesma forma quando usam as vagas destinadas aos portadores de necessidades especiais.
Para o advogado Adriano Borges que é cadeirante a iniciativa é mais do que válida porque ele sente na pele como é a situação vivida em São Sebastião do Paraíso. "Já tive muitos problemas de chegar e não encontrar a vaga reservada para estacionar liberada, e sendo ocupada por pessoas que não têm necessidade", admite. Ele lamenta que o desrespeito é grande sempre com a desculpa de que "é só um minutinho, é rapidinho e que não havia outro lugar mais próximo para parar", acrescenta. Consciente de seus direitos por vezes acionou a polícia e mandou guinchar, comenta.
Quanto chamar a atenção da população para esta necessidade de observar as vagas, ele se diz totalmente a favor "Infelizmente algumas pessoas só respeitam se levarem canetada. Na vaga da polícia ninguém para. Achei sensacional e valiosa a proposta da secretaria de colocar as cadeiras e conscientizar numa parceria com o Rotary Club, o caminho é este", observa. Ele sugere que a campanha seja realizada em outras regiões e bairros da cidade, onde também há necessidade da população ser esclarecida.
Conforme a Secretaria, diversas ações estão programadas para acontecer durante o mês. Ocorrerão blitze educativa em escolas e cruzamentos da cidade. O objetivo é o de mobilizar e envolver a sociedade paraisense, juntamente com os órgãos de governo, empresas, escolas, entidades de classe e associações na discussão em torno do assunto. Apesar dos esforços diariamente os órgãos de socorro como o Corpo de Bombeiros e o SAMU atendem ocorrências de acidentes, envolvendo principalmente motociclistas, ciclistas e condutores de outros veículos, além de pedestres.
Neste ano o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou cronograma das Campanhas Educativas de Trânsito a ser trabalhado no período de maio de 2019 a abril de 2020 pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito. O tema deste ano é "No trânsito, o sentido é a vida".
Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.
Tão intensa como foi a campanha do Maio Amarelo que chamou a atenção para as ações de apoio à segurança nas vias, agora o trabalho continua alertando todo os envolvidos no transito. Em outubro será trabalhada a temática das bicicletas como meio de locomoção, o que saber para se proteger e proteger o ciclista. Já em novembro será feita a campanha de conscientização de preservação da vida no trânsito pelo Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito.
Fechando o ano, em dezembro, a pauta das reflexões girará da questão da bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito.