Providencialmente, preventivamente e preocupados, inúmeros paraisenses têm procurado o “JS” para fazer denúncias e tomada de atitudes de autoridades responsáveis no município, em relação à presença de diversos equinos soltos e perambulando por vias públicas, no perímetro urbano de São Sebastião do Paraíso.
No final de semana o Jornal do Sudoeste recebeu denúncias de cavalos soltos, pastando nos canteiros entre a avenida Engenheiro Washington Martoni, de frente ao Parque Industrial I, e as margens da rodovia BR-491. Também havia animais pastando em canteiros na avenida Zezé Amaral, próximo a uma igreja evangélica, e conforme pode ser constatado pelas fotos registradas, também havia cavalos perambulando pela avenida Maestro Joaquim Souto, no bairro Rosentina.
Com total razão e prevenção, denunciantes solicitam que funcionários do setor responsável na Prefeitura pela captura de animais soltos, principalmente equinos, percorram vias públicas e façam apreensão de modo identificar proprietários.
Animais soltos em vias públicas podem provocar acidentes com proporções e danos irreparáveis, material e até fatal, ceifando vidas humanas, e dos próprios animais.
Há alguns anos um cavalo estava solto perambulando pela avenida Washington Martoni, próximo ao Parque Industrial I, e entrou na frente de um veículo que conduzia um policial civil, de cidade vizinha. Ele sofreu escoriações e fraturas em várias partes do corpo. O animal teve morte instantânea.
A culpa não é do condutor do veículo, sim do proprietário do animal e também pela falta de fiscalização de órgãos responsáveis no município, principalmente em locais onde o fluxo de veículos é enorme.
Espera-se uma tomada de atitude urgente, de modo a serem recolhidos animais soltos, e punir rigorosamente os proprietários.