A eleição para a escolha dos membros do Conselho Tutelar de São Sebastião do Paraíso tem a disputa de 16 candidatos. Concorrentes iniciaram neste mês a campanha para divulgar suas plataformas de trabalho na busca para obter o voto do eleitor paraisense. A votação acontecerá no dia 6 de outubro e a cidade terá dois locais de votação que concentrarão os votantes, sendo que também haverá zonas eleitorais em Termópolis e no Distrito da Guardinha.
Para participar do processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, o eleitor tem que ser maior de 16 anos, com título de eleitor e domicílio eleitoral no município de São Sebastião do Paraíso, e que esteja em dia com as obrigações eleitorais. O eleitor deverá comparecer ao local de votação com documento de identificação com foto e o título de eleitor.
Os eleitores da cidade foram divididos em apenas duas seções, conforme revela o quadro em anexo cuja votação acontecerá na Escola Municipal Campos Amaral e também na Escola Municipal Interventor Noraldino Lima. Também haverá votação na Escola Municipal de Termópolis para os eleitores da Seção 48; e também na Escola Municipal Francisco Daniel, em Guardinha para os votantes das seções 115, 116, 117, 138 e 199. Confira no quadro abaixo todos os locais de votação em Paraíso. O pleito começa às 8h e terá o encerramento às 17 horas.
Conselho Tutelar
O Conselho Tutelar é encarregado de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade em geral e, acima de tudo, do Poder Público, fiscalizando a atuação dos órgãos públicos e entidades governamentais e não governamentais de atendimento a crianças, adolescentes e famílias. Os conselheiros têm competência para aplicar medidas de proteção à criança e ao adolescente sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados pelo Estado, sociedade, pais ou responsáveis. Trabalham, por exemplo, para retirar meninos e meninas de situações de negligência, exploração sexual e violência física e psicológica.
Também é através do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente que é feita a fiscalização e aplicação das políticas públicas direcionadas à população infanto-juvenil. O órgão possui um papel estratégico na proteção jurídico-social dos direitos da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar atua como primeiro garantidor da rede de proteção à infância e a juventude.
ABAIXO OS LOCAIS DE VOTAÇÃO PARA ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR
LOCAL DE VOTAÇÃO:
Escola Municipal Termópolis
LOCAL DE VOTAÇÃO:
Escola Municipal Francisco Daniel (Guardinha)
LOCAL DE VOTAÇÃO:
Escola Municipal Campos do Amaral
Somente poderão votar neste local os eleitores das seções:
LOCAL DE VOTAÇÃO:
Escola Municipal Interventor Noraldino Lima
Somente poderao votar neste local os eleitores das seções: