MEDALHA JK

Deputado Antonio Carlos Arantes é homenageado com a Medalha JK

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 14-09-2019 13:59 | 1481
Deputado Arantes foi um dos membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageado neste ano
Deputado Arantes foi um dos membros da Assembleia Legislativa de Minas Gerais homenageado neste ano Foto: Renato Cobuci

O deputado Antonio Carlos Arantes, 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi uma das 108 personalidades agraciadas e homenageadas com a Medalha JK destacando pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento de Minas. A cerimônia foi realizada na manhã de quinta-feira (12/9), em Diamantina (MG). O primeiro a receber a Grande Medalha foi o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). A entrega foi feita pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Nelson Missias.

Neste ano 15 parlamentares da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) receberam a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek, em solenidade realizada em Diamantina, cidade natal do ex-presidente da República. Ao todo foram 108 personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do Estado homenageadas com a comenda, criada em 1995 e entregue pela primeira vez em 1996.

Arantes, afirmou que a Medalha JK contribui para que todos inspirem-se nas ideias do ex-presidente da República, levando o poder público a fazer mais em menos tempo. O parlamentar fez referência ao slogan "50 anos em 5", que orientou o mandato de Juscelino, cujo objetivo era promover o desenvolvimento do País por meio de investimentos na indústria e na infraestrutura viária, por exemplo.

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, lembrou o carisma e comprometimento de JK durante sua vida pública e destacou que é importante que as dificuldades enfrentadas pelo Estado sejam superadas por meio do trabalho, do desenvolvimento e da ética.

A honraria é concedida, anualmente, em 12 de setembro, data de aniversário de JK. Secretários de Estado, políticos, desembargadores, militares, empresários e escritores foram alguns dos agraciados.

A cerimônia faz parte das comemorações da Semana do Ministério Público 2019 que tem como tema o "Combate à Criminalidade".

Desenvolvimento
O caráter desenvolvimentista de JK foi lembrado em vários discursos durante a solenidade. Em seu pronunciamento, o governador Romeu Zema afirmou que Minas Gerais precisa de uma nova era, em que o Estado supere os problemas estruturais, como a falta de medicamentos em postos de saúde. Zema destacou que o Estado está acima da Lei de Responsabilidade Fiscal em relação ao pagamento da folha de pessoal e que "não existe milagre" para sair da crise financeira.

Ele disse que mudanças são necessárias para garantir a sustentabilidade do Estado e lembrou que o Congresso Nacional está analisando as reformas da Previdência e tributária, o que pode auxiliar os entes federados.

O empresário Claudio Lauria, de São Sebastião do Paraíso foi a Diamantina participar do evento.

Casa de Juscelino
Antes da solenidade, autoridades participaram da reabertura da Casa de Juscelino, localizada no centro de Diamantina. O imóvel, construído há mais de 150 anos, foi residência do político que presidiu o Brasil entre 1956 e 1961.

Antes de ser presidente da República, JK foi prefeito de Belo Horizonte (1940-1945) e governador do Estado (1951-1955).  A Casa de Juscelino foi transformada em centro cultural, composto por museu e biblioteca que preservam a memória de JK. Em fevereiro deste ano o imóvel teve que fechar suas portas por falta de verbas.

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema e o empresário Claudio Lauria
O empresário Claudio Lauria e o Deputado Estadual Arantes