CENSO 2020

IBGE inicia os preparativos para realizar Censo 2020 em Paraíso

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 15-09-2019 14:11 | 673
Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística iniciou nesta semana em São Sebastião do Paraíso os preparativos para a realização no município, do Censo Demográfico 2020. Na quarta-feira,11, foi realizada na Prefeitura uma reunião com representantes da administração municipal que também contou com a participação de vereadores. Assim como nos anos anteriores o instituto montará na cidade um posto de coleta e terá a atuação de 73 pessoas que serão contratadas para a realização da pesquisa e contagem populacional.

Conforme foi anunciado, o Censo 2020 acontecerá no período de agosto a outubro de 2020. Esta foi a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo (RE PAC). Os encontros entre os membros do IBGE e representantes da Prefeitura e da Câmara de Vereadores deverão acontecerão periodicamente para o acompanhamento sobre o desenvolvimento dos trabalhos. É permitida a participação de outras pessoas interessadas em acompanhar o andamento das atividades.

Em São Sebastião do Paraíso, está prevista a instalação de um posto de coleta, além da contratação de nove supervisores e 64 recenseadores. De acordo com informações do Censo Demográfico 2010, São Sebastião do Paraíso possuía 64.980 habitantes à época. Em agosto o IBGE divulgou as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019. No levantamento realizado, por estimativa, a população paraisense está em 70. 956 habitantes.

O presidente da Câmara,  Lisandro Monteiro ofereceu ao IBGE um espaço na Câmara Municipal para a instalação do posto de coleta local, ponto de apoio de onde será coordenada a operação. Estavam presentes na reunião os vereadores Lisandro Monteiro, Luiz de Paula, Marcelo Morais, Maria Aparecida Cerize  e Vinicio Scarano.

O IBGE divulgou que o levantamento que será realizado nos domicílios terá nove blocos, subdivididos em 26 questões. O questionário da amostra, que é mais detalhado, terá 17 blocos, subdivididos em 76 questões. Entre os temas estão questões como as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar e fecundidade.

Também haverá indagações referente a religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade. Por ser mais extenso, as perguntas serão aplicadas em cerca de 10% dos domicílios particulares permanentes do país.

O levantamento do número de habitantes nos Municípios vai além de acompanhar crescimento, distribuição geográfica e evolução das características da população ao longo do tempo.

Os dados auxiliam no fornecimento de subsídios ao Tribunal de Contas da União (TCU) para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Esse cuidado para obter o número mais preciso de habitantes tem sido uma das preocupações dos prefeitos e das entidades representativas dos municípios.

Prefeitos sabem que, por causa de uma, duas ou três pessoas, ele e podem perder R$ 1 milhão por ano. Por isso tem sido grande a mobilização no sentido de conseguir congelar os coeficientes em 2019 e para 2020 também quando é aguardado, então, o resultado do Censo para poder trabalhar o montante dos repasses que deverão ser praticados a partir de 2021.