INCÊNDIOS

Queimadas se espalham pela cidade e mobilizam bombeiros contra incêndios

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 19-09-2019 18:33 | 1760
Queimadas tem sido constante em várias regiões do município
Queimadas tem sido constante em várias regiões do município Foto: Roberto Nogueira

Nos últimos dias moradores de São Sebastião do Paraíso estão convivendo com os efeitos dos vários focos de incêndio registrados por toda a extensão do município. Por todos os lados a cidade tem sido coberta por camadas de fumaça e até mesmo uma névoa seca, provocada pela baixa umidade relativa do ar. A todo momento brigadistas do Corpo de Bombeiros são mobilizados para atenderem chamados para combate a incêndios em terrenos baldios, áreas de preservação, tendo também se deslocado para as margens das rodovias e zona rural onde as queimadas estão sendo intensas e constantes.

Desde o último final de semana que os chamados para os combates a incêndios estão intensos. Conforme apurado pela reportagem do Jornal do Sudoeste, na quarta-feira,18, e na quinta-feira,19, foi necessário a convocação de soldados que estavam de folga e férias para ajudarem no combate às queimadas. Enquanto socorrem em um local outros chamados também precisam de atendimento, como ocorreu com um acidente de trânsito envolvendo dois ciclistas e também um acidente de trabalho, onde em uma oficina, um macaco hidráulico desceu sobre um mecânico.

Na tarde de quarta-feira na região próxima ao bairro Cidade Industrial e também às margens da rodovia MG-050 foi preciso um intenso trabalho dos bombeiros para tentar conter o fogo que devastou pastagens e outras áreas. As ações para o combate as chamas enfrentam situações desfavoráveis com o clima e a vegetação seca. Depois que as chamas se intensificam o vento tem contribuindo para espalhar o fogo e tornar o controle muito mais difícil.

No início da noite da mesma quarta-feira, uma equipe de brigadistas dos bombeiros esteve no combate a um incêndio numa área de pastagem no bairro Rosentina de Figueiredo. A situação foi controlada, mas, posteriormente o fogo se intensificou e com a ventania atingiu uma região de mata fechada, onde não é possível o acesso do caminhão. Os bombeiros retornaram ao local por duas vezes na manhã de quinta-feira,19, e novamente à tarde estavam no local tentando controlar a situação.

"Aqui é uma área de mata fechada e o fogo queima lá no meio, sendo necessário o uso de outros equipamentos para chegar ao fundo”, disse um dos bombeiros que atendia a ocorrência.

Eles usavam bombas costais, abafadores, assoprador e facões. “Numa situação desta é muito difícil fazer o controle, porque é difícil chegar à origem do fogo que se espalha muito rapidamente”, disse. Ao mesmo tempo outra equipe também estava mobilizada para o mesmo tipo de atendimento na entrada da estrada que dá acesso ao Morro Vermelho, zona rural do município.

Ao retornar para a redação, já na região central da cidade, a reportagem deparou-se com outro foco de incêndio desta vez em um terreno baldio. O fogo começou de um lado na Rua Alfredo Fidelis Marques e rapidamente se espalhou atingindo o outro lado na Rua José de Belo. Além das labaredas que se formavam e espalhavam a todo momento, a região ficou coberta por uma densa camada de fumaça que invadia residências vizinhas e se espalhava por toda a imediação, levando fuligem para as ruas, quintais e interior das residências.

Este tipo de situação tem causado a revolta de várias pessoas, principalmente as donas de casa. “A gente acaba de por a roupa no varal e vem a fumaça e toda esta sujeira. Você limpa a casa, mas não adianta porque a fumaça e a fuligem, invadem tudo”, protesta a dona de casa Silvana Assis, moradora do Rosentina.

A queixa também existe por parte de quem tem pessoas doentes em casa. “Tenho idosos e crianças com problemas respiratórios e eles estão sofrendo com esta situação”, comenta a moradora Rosângela dos Santos, do Cidade Industrial. Ela diz que os gastos com remédios aumentam nesta época e não sabe o que fazer.

A causa das queimadas é atribuída em 99% à ação humana. Mesmo com a seca, o fogo não inicia-se sozinho. Apesar das campanhas de conscientização junto a comunidade tem sido frequente os registros de queimadas e incêndios criminosos. Em junho, dois homens foram pegos em flagrante colocando fogo em uma área próxima a BR-265, sentido Jacuí. Eles foram multados conforme a legislação ambiental do Estado e também do Município.

Com a vegetação seca e ação dos ventos fogo se espalha com facilidade atingindo locais de difícil acesso
Fogo atinge áreas de pastagens e matas tendo atingido ainda locais próximo às cidades