Não fosse a ação de infratores, condutores de veículos que não respeitam a sinalização e leis de trânsito, com certeza não precisaria haver radares eletrônicos, depressões e lombadas em vias públicas no perímetro urbano e também em rodovias. Mas, infelizmente é necessário.
No entanto, para se instalar lombadas, valetas e radares é preciso e necessário que haja sinalização de alerta e indicações bastante legíveis, bem antes, e junto aos obstáculos que fazem o condutor diminuir a velocidade. Com isso evita-se acidentes a condutores de veículos e pedestres, e também danos materiais.
Na avenida Darcio Cantieri, tanto do lado da pista em frente a Delegacia Regional de Polícia Civil, como na que faz frente para o Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), foram construídas necessárias lombadas para conter “pés-de chumbo”, e com isso serem evitados atropelamentos e colisões. Até que foram bem construídas, sendo rampas suaves, para não danificar embaixo nos veículos e evitar solavancos para quem está no interior do veículo.
Todavia, condutores tem procurado o Jornal do Sudoeste para reclamar da falta de sinalização bem visível e refletiva em cima das referidas lombadas na avenida Darcio Cantieri.
Fomos ao local verificar a procedência das reclamações, e constatamos que reclamantes estão cobertos de razão. A sinalização de solo com faixas estão bastante apagadas, sendo necessário que a Secretaria municipal de Trânsito mande revitalizar a pintura. Assim evitará que veículos transitam principalmente à noite naquele local, passem em velocidade não adequada.
Tem acontecido, conforme relatos, de condutores não perceberem a lombada e levarem solavancos no veículo e em passageiros, o que pode ocasionar danos irreparáveis.