Batalhão
O prefeito Walker Américo Oliveira, recebeu na semana passada a juíza de direito, Edna Pinto, responsável pela Vara Criminal da comarca; o comando do 43º Batalhão da Polícia Militar e vereadores, para tratarem da construção da nova sede do Batalhão da PM, uma vez que a atual estrutura não atende às demandas. A proposta é de 2017, já suscitou viagens a Belo Horizonte, visitas ao local, reuniões, conversações. Apesar da boa intenção é sabido que nas altas esferas o assunto não é tratado com a devida prioridade e por mais que o município se esforce, a questão política e a burocracia emperram os avanços.
Monitoramento
Depois de São Tomás de Aquino, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes acaba de anunciar que outras cidades da região como Ibiraci, Pratápolis e Fortaleza de Minas também estão recebendo recursos, vindos de suas emendas parlamentares destinadas a implantação de câmeras de monitoramento. Cada município contemplado está recebendo R$ 45 mil para viabilizar o serviço.
E Paraíso?
Paraíso bem que poderia entrar na lista visando ampliar a cobertura do Olho Vivo já que diariamente são anunciados furtos de veículos em pleno centro da cidade, o que poderia ajudar na vigilância e no solucionamento deste tipo de crime. E o deputado Arantes está a par do incontável número de furtos registrados em Paraíso, diga-se de passagem, sem solução.
Insegurança
A respeito do número de veículos furtados no município paraisense, seja na área urbana quanto na rural, o prejuízo vem se acumulando, e não tem havido uma resposta em termos de se pôr um paradeiro nesta prática. Furtou, já era. E nesse embrulho têm ido bicicletas, motocicletas, automóveis, caminhonetes, tratores e implementos. A alegação de que não há policiais suficientes na Delegacia Regional da Polícia Civil, não mais tem cabimento. A população que paga imposto, tem direito à segurança.
Saneamento
Acontece nesta quarta-feira, 25 de setembro a segunda audiência pública promovida pela Prefeitura de São Sebastião do Paraíso para debater a Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. O evento acontece a partir das 9 horas, no Teatro Municipal Sebastião Furlan. O documento em formato digital pode ser acessado através de um link disponibilizado no sitio da Prefeitura no endereço www.ssparaiso.mg.gov.br no setor de download. O material que está sendo produzido deverá posteriormente ser encaminhado à Câmara para que os vereadores também deem as suas respectivas contribuições e aprovem o documento.
Homenagem
O SEMPRE Sudoeste, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião do Paraíso e do Sudoeste de Minas, prestou homenagem ao prefeito Walkinho e três funcionários municipais. Foi durante a realização de um café da manhã na segunda-feira, 23, na Prefeitura, quando lhes foram entregues certificados de reconhecimento. Foi uma forma de agradecimento ao prefeito por ampliar a valorização dos servidores, por meio de uma legislação nova que concedeu a promoção extraordinária na carreira, um antigo anseio da categoria. E aos funcionários que se desdobraram para que isto acontecesse.
Manifestação
Diz o ditado que o importante não é a quantidade e sim a qualidade. Esta foi uma das justificativas dadas pela organização da manifestação ocorrida sexta-feira passada, contra a cobrança da taxa de esgoto nas contas de água, pela COPASA. Continua prevalecendo a máxima de que para abrir a boca nas redes sociais sentado atrás de uma tela de computador é muito mais fácil do que botar a cara a tapa para reivindicar aquilo que de direito. Afirma-se que foi sentida a falta de alguns políticos que se dizem solidários à causa.
Imprudência
E apesar de todas as campanhas de conscientização desenvolvida ao longo do ano e intensificada nos últimos dias em função da Semana Nacional do Trânsito, têm sido frequentes os registros de acidentes com vítimas fatais em Paraíso e região. No intervalo inferior a uma semana e em um raio de 60 quilômetros foram cinco pessoas que perderam a vida, sem contar a quantidade de feridos. A imprudência ao volante e ultrapassagens em locais proibidos, assim como o excesso de confiança, e altas velocidades continuam sendo as principais causas apontadas para tantas ocorrências neste sentido.
Café de Qualidade
Depois de algum tempo sendo sonhado e mais algum tempo sendo organizado, finalmente vai sair do papel e do campo das idealizações a realização do 1º Concurso Municipal de Qualidade do Café. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agropecuário, a Prefeitura de Paraíso anuncia a realização do evento que ocorrerá em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater/MG). A escolha do vencedor deverá ocorrer em 28 de novembro. A iniciativa visa valorizar o trabalho dos produtores de café que investem na produção de alta qualidade e estimular outras pessoas que desejam entrar para o mercado.
Bancos
Foi aprovado em primeira e segunda votações, com dispensa de interstício a pedido da vereadora Cidinha Cerize (PSDB), projeto de lei que pretende aumentar a segurança em agências bancárias. O projeto prevê diversas medidas como a instalação de anteparo metálico nos locais de entrada e saída de pessoas, dispositivos que liberam fumaça em caso de invasão, alarme sonoro e câmera de monitoramento. Também está prevista na proposição a colocação de barreiras de ferro ou concreto maciço em frente à fachada e reforço bocal do dispensador de cédulas dos caixas eletrônicos.
Abrangência
As medidas deverão ser adotadas por bancos oficiais ou privados, cooperativas de crédito, postos bancários, caixas eletrônicos e postos de correio que tenham agência bancária. Se sancionada pelo Executivo, a adaptação deve ocorrer em até 60 dias. A proposta é de autoria dos vereadores Luiz de Paula (PHS), Marcelo Morais (PSDB) e Sérgio Gomes (PSD). A discussão agora gira em torno da questão se a legislação tem poder de influência sobre instituições privadas e não as públicas, já que as agências bancárias e similares estão sobre as regras da Federação Brasileira de Bancos, a Febraban.
Arborizando
No embalo da semana da árvore comemorada semana passada a vereadora Cidinha Cerize fez indicação ao Executivo para que seja desenvolvido um projeto de arborização nas avenidas e ruas centrais no município. Ela destaca que no passado foram plantadas árvores inadequadas que cresceram e suas raízes causam rachaduras e infiltrações nas calçadas. A vereadora solicitou o replantio com árvores adequadas e a revitalização das calçadas onde as árvores não foram retiradas em sua totalidade. Já o colega vereador José Luiz das Graças pediu providências para duas árvores na Rua José Braz Naves.