CAMINHO DA FÉ

Dener Santos romeiro solitário faz o Caminho da Fé rumo a Aparecida

Por: Roberto Nogueira | Categoria: Cidades | 11-10-2019 16:17 | 3008
Após percorrer mais de 100 quilômetros Dener Santos passou por Paraíso no último dia 4 de outubro de 19
Após percorrer mais de 100 quilômetros Dener Santos passou por Paraíso no último dia 4 de outubro de 19 Foto: Divulgação

Dener Morais dos Santos é um dos primeiros peregrinos da região a percorrer o ramal Caminhos da Fé com destino a Aparecida (SP), no Vale do Paraíba. No dia 1º de outubro ele partiu do marco zero, em Franca (SP) para uma jornada solitária que deverá encerrar-se entre os dias 20 a 25 de outubro. “É a fé. Não tenho outra palavra para descrever esta motivação”, quando de sua passagem por São Sebastião do Paraíso, na última sexta-feira, 4, onde pernoitou antes de seguir o roteiro.

É a primeira vez que o jovem peregrino pega a estrada para uma jornada tão longa que ele já antecipa servirá de experiência para outras caminhadas. “Não estou indo pagar promessa, nem pela intenção de uma graça especial. É um tempo que quero ter com Deus, só eu e Ele, por isso a providência de ir sozinho para poder ter este tempo de ir meditando, conversando e ouvindo o que Ele tem para me dizer”, descreve. Ele acredita que o cumprimento do percurso o ajudará a fazer a estruturação de sua vida, diz.

É uma ideia que vem sendo amadurecida desde que ele participou da Jornada Mundial da Juventude em 2013. A vontade foi confirmada neste ano quando de uma viagem que fez à Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP) e passou por Aparecida. “Ali eu senti no meu coração, foi Deus quem colocou nos meus pensamentos, foi dando uma estrutura percebi que teria agora um mês que poderia encaixar esta viagem”.

Para uma jornada tão longa Dener disse que foi preciso uma preparação especial tanto na parte física, como a espiritual. “Tudo foi providência de Deus, já fui atleta por muito tempo e sei que a caminhada vai me exigir fisicamente, por isso, me preparei bastante nos últimos meses e semanas. Na parte religiosa fiz uma Quaresma de São Miguel, que coloquei em intenção, fiz a novena de Santa Terezinha, é um gesto concreto”, relata.

Os quatro primeiros dias de caminhada foram percorridos entre Franca e Paraíso. Na estrada muito calor, poeira, solos de todos os tipos com terrenos pedregosos, arenosos, a cada momento um desafio diferente. Durante o percurso a solidão é dividida com alguns animais como macacos, pássaros diversos, cães e surgem até ofertas de caronas que são gentilmente dispensadas devido ao propósito feito.

Conforme Dener 95% do trajeto é feito por estradas de terra, em área rural. Já no sábado,5, ele rumou bem de manhã com destino a Itamogi e pretendia chegar a Monte Santo de Minas. “Quando fiz o cadastro no Caminhos da Fé recebi um roteiro com a quilometragem entre as cidades, as pousadas, hotéis, as paróquias, atendimentos, casas de apoio, tem todo um cronograma que estou seguindo”, relata.

Em 12 de outubro, Dia da Padroeira de quem é tanto devoto, ele pretende estar em Águas da Prata. “A chegada está prevista para ocorrer entre os dias 20 a 25 de outubro”, prevê.

Indagado pela reportagem se não seria uma loucura Dener confirmou que foi questionado inúmeras vezes sobre esta mesma questão. “Já dizia o apóstolo Paulo que a loucura da cruz é a nossa alegria em Cristo. A gente se coloca em um desafio interior e põe a confiança em Deus. Esta loucura para muitos depende do que nos motiva e do que Deus coloca no nosso coração”, completa.

Em sua passagem por Paraíso o romeiro participou da novena na capela de Nossa Senhora Aparecida. Recebeu bênçãos do sacerdote, mas chamou-lhe a atenção o fato de várias pessoas chegarem para pedir orações e ao mesmo tempo desejar proteção e força para a caminhada. “Tenho um cajado e desde que sai vou colocando o nome das pessoas, vou deixar lá as intenções de cada um e em agradecimento a cada oração que me foi feita e pedida por mim”, assegura.

A hospitalidade, o carinho e a intercessão das pessoas, conforme disse, o fortalece para a jornada. “Tudo isso nos sustenta, até mesmo a homilia da missa foi fantástica confirmou o que está no meu coração. Quem pede a mãe, o filho atende. Agradeço muito a acolhida do pessoal de Paraíso, da Prefeitura, obrigado a todos”, finalizou.  

Pelegrino diz que ida à Aparecida é exercício de fé e que não está pagando promessa