A Receita Federal em São Sebastião do Paraíso informa que será adotada uma nova sistemática de atendimento com a finalidade de agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera. A partir desta segunda (14//10), o atendimento da unidade será realizado mediante agendamento prévio. O agendamento de serviços deve ser realizado na página da Receita Federal: www.receita. economia. gov.br na opção Agendamento (primeira do menu à esquerda).
Serão atendidos sem agendamento serviços relacionados a CPF (conclusão de atendimento das entidades conveniadas/ consulta e cancelamento) e recepção de documentos que estejam no último dia de prazo legal para entrega.
Excepcionalmente poderão ser emitidas senhas presenciais com horário determinado para atendimento, a critério da Unidade, levando-se em conta as vagas não preenchidas na internet e a capacidade operacional de atendimento da Agência. Nestes casos, o horário limite para emissão será 14h.
A Receita Federal disponibiliza outros canais de atendimento ao contribuinte:
Receitafone: 146 - serviço disponível 24 horas. Permite consultar informações sobre restituição do Imposto de Renda e CPF.
Fale conosco: presta informações gerais de serviços e legislação.
E-Cac: Pode ser acessado com código de acesso ou Certificado Digital, disponibiliza diversos serviços, incluindo consulta à situação fiscal do contribuinte.
Chat: Acessado por meio do E-cac, permite atendimento sobre regularização de débitos de IRPF e conversão de processos de PerdComp de eletrônico para digital.
Dossiê Digital de Atendimento: Acessado por meio do E-CAC, na opção Legislação e Processos – Processos Digitais – Abrir Dossiê de Atendimento. Esse serviço é obrigatório para Pessoas Jurídicas de Lucro Real, Presumido ou Arbitrado para protocolos de Retificação de GPS, Retificação de DARF e Requerimento de CND. Mas está disponível para todos os contribuintes que possuam Certificado Digital.
Do que você precisa? Diversos serviços estão disponíveis na página da internet, www.receita.economia.gov.br clique em “Do que você precisa?” e verifique se o serviço a ser solicitado pode ser realizado on-line. Serviços como Parcelamento de débitos são realizados exclusivamente pela Internet.
Regularize: Para informações e atendimentos relativos à Dívida Ativa da União, acesse https://www.regularize.pgfn. gov.br. O Regularize é o ambiente virtual de atendimento da PGFN, onde é possível consultar a dívida, realizar parcelamento, emitir guias e protocolar pedidos diversos relativos à Dívida Ativa da União. O acesso é realizado por login e senha ou por Certificado Digital.
Dúvidas relacionadas a funcionamento dos sistemas podem ser sanadas no Fale Conosco do respectivo sistema que esteja sendo utilizado. Exemplos: Fale com o Simples; Central de Atendimento do E-social 08007300888; Redesim – Serviços; Sped – Perguntas Frequentes.
Além disso, em São Sebastião do Paraíso, o contribuinte pode contar com o apoio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil – NAF.
O NAF presta orientações sobre a declaração de Imposto de Renda, faz consultas à situação cadastral e fiscal de pessoas físicas, inscrição e emissão de 2ª via do CPF, emissão de Certidão Negativa de Débitos para pessoas físicas e jurídicas, registro de Microempreendedor Individual e orientações, parcelamen-tos, pedidos de restituição e declaração de ITR (Imposto Territorial Rural).
O NAF funciona na Libertas Faculdades Integradas, Av. Wenceslau Braz, 1018 – Lagoinha. O horário de atendimento é terças e quintas-feiras das 16h30 às 18h30. (Ascom Del.Receita Federal)