CURTAS EDIÇÃO 2348

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 19-10-2019 10:14 | 686
Foto: Reprodução

Formatura
O governador Romeu Zema foi o paraninfo da formatura de 79 novos delegados de Polícia Civil (PCMG), que completaram o Curso de Formação Técnico-Profissional. A cerimônia foi realizada na quinta-feira,17, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Em setembro, 119 novos escrivães de polícia foram nomeados pelo governador. Estão em curso, na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), 392 investigadores de polícia, que se formarão no próximo mês.

Expectativa
Em São Sebastião do Paraíso o Delegado Regional da Polícia Civil, Fernando Betio, disse ao Jornal do Sudoeste há cerca de um mês que tem a expectativa de que o Governo de Minas possa designar pelo menos mais um delegado para atender em JacuÍ e Fortaleza de Minas. O atendimento a estas cidades que passaram para a responsabilidade da regional está sendo feito pelo delegado Vinícius Zamó, de Paraíso. Mobilizações de prefeitos, deputados e demais lideranças estão ocorrendo já há algum tempo e espera-se que as negociações tenha êxito.

Desguarnecidas
Sabendo das formaturas de escrivães e delegados, afinal ele acompanha bem de perto o governador Romeu Zema, certamente numa hora dessas o deputado Antonio Carlos Arantes já reivindicou a vinda, não apenas de um delegado, como contentaria o delegado regional, Fernando Betio, mas de alguns delegados e escrivães, pois delegacias em Paraíso estão desguarnecidas.

Remanejamento
O remanejamento de alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil para as escolas e a redução do período integral para parcial em algumas salas em São Sebastião do Paraíso está dando o que falar nos últimos dias. A justificativa da administração em nota oficial é de que o Ministério Público vem cobrando para que a Prefeitura atenda a demanda da fila de espera. Pelo que consta são mais de 300 crianças de seis meses a três anos. Para aumentar  vagas nas creches e abrir oportunidade à outras crianças que esperam vagas, alunos de 4 a 5 anos foram transferidos para as escolas.

Esclarecimentos
Indignados com as queixas dos pais de alunos os vereadores já se mobilizaram e uma das medidas tomadas foi a convocação da secretária municipal de Educação, Maria Ermínia Preto de Oliveira Campos, para prestar esclarecimentos. A ameaça é de que se a situação não for revertida com o reposicionamento dos alunos, a Câmara Municipal deverá ingressar com ação judicial, objetivando este intuito.

 

Perdidas

Vereadores estão a cobrar a promessa do ex-ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que em 2018 anunciou três creches para São Sebastião do Paraíso. O vereador Vinício Scarano já havia anunciado no Jornal do Sudoeste que em uma de suas passagens por Brasília, esteve no Ministério da Educação. Por lá a informação é de que o Município já perdeu duas creches por falta de representação política na capital federal. Segundo consta, “ninguém foi verificar como estava a situação dessas creches”. Ele ainda sentenciou que “se nenhum parlamentar for falar com o ministro da Educação, perderemos a terceira também”, comentou.

 

Cochilo

Ouvida esta explicação dada por Vinício, esta coluna matutou: “Uai, mas será que estamos tão a pé assim em Brasília? E os deputados aos quais o próprio vereador tem ligações? Pelo visto faltou iniciativa daqui para lá também, e vez por outra há sempre alguém ligado ao Executivo e Legislativo, na capital federal. Velho dito popular afirma que “cochilou, o cachimbo cai”.

Programação
Terminado o Paraíso Festival, foi divulgada nesta semana a programação do aniversário da cidade. Ao todo são 13 eventos sendo que já ultrapassada a primeira metade do mês restam algumas atividades a serem desenvolvidas. Para a próxima semana a realização da Expar 2019. Antes, porém, tem lançamentos de livros, exposições fotográficas e neste ano a volta do desfile cívico marcado para 25 de outubro.

No escuro
Passada praticamente uma semana inteira da realização do Festival  em Paraíso, os responsáveis pela iluminação pública no entorno da Casa da Cultura ainda não conseguiram religar as luzes do local. A escuridão toma conta do espaço deixando assustados moradores, frequentadores e pessoas que precisam passar por ali. Além de residências, existem estabelecimentos comerciais e a região também é ponto de embarque e desembarque de passageiros, estudantes. Acode lá.

Patinetes
Depois de virar febre e ser apontado como alternativa para meios de transporte as patinetes elétricas já podem ser vistas nas ruas de Paraíso com frequência, principalmente na área central da cidade. Como o uso do veículo tem sido constante já existe proposta a partir de projeto de lei para regulamentar o uso de deste instrumento em todo estado. Projeto que tramita na Assembleia Legislativa estipula limites de velocidade, obriga o uso de capacete e impõe a contratação de seguro às empresas que disponibilizam o veículo. E estipula a idade mínima de 18 anos para o uso dos patinetes, assunto que promete muitas discussões.

Regulamentar
Ainda em Paraíso, está em fase de estudos para regulamentação o transporte de passageiros por moto, os conhecidos mototaxistas, embora o assunto esteja sendo cozinhado em “banho maria”. Outro serviço que está funcionando sem legislação e muito menos fiscalização é o transporte de passageiros em carros. A iniciativa pode ser boa para o usuário, mas deixa taxistas e o próprio transporte público a ver navios. A queixa é que uns pagam para trabalhar e outros não. Embora se saiba ser uma tendência Brasil afora, precisa ser regulamentado.

Nomeações
Tem professores de São Sebastião do Paraíso que prestaram o último concurso público realizado pelo Governo do Estado que estão comemorando a nomeação anunciada nesta semana. Na terça-feira, 15, Dia do Professor, a Secretaria de Estado da Educação publicou no Diário Oficial mais uma lista de mil nomeações de profissionais aprovados em concursos públicos para atuarem nas escolas da rede estadual de ensino mineira.