Foi aprovado pela Câmara e encaminhada para sanção do prefeito Walker Américo Oliveira, projeto de lei de autoria da vereadora Cidinha Cerizze que reconhece como entidade de utilidade pública a Associação Ajuda Mulher. O projeto tramitava na Casa desde a primeira quinzena de setembro e, agora com o reconhecimento, caso sancionado pode vir a receber futuramente algum incentivo fiscal.
A Associação Ajuda Mulher foi fundada em 2018 e não tem fins lucrativos, no entanto a iniciativa começou em 2015, quando membros do Conselho Municipal dos Diretos da Mulher passaram a oferecer voluntariamente serviços profissionais de psicologia, assistência social e direito, humanizando o atendimento das mulheres vítimas de violência.
Somente neste ano, conforme informou a vereadora Cidinha Cerizze em justificativa ao projeto, tem sido feito cerca de 200 acompanhamentos psicológicos individuais mensais, cerca de 25 orientações jurídicas mensais e cerca de 15 encontros mensais de grupos terapêuticos.
Atualmente, associados da Ajuda Mulher participam da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, fazendo parcerias com empresas do comércio local, Delegacia da Mulher, Santa Casa de Misericórdia e postos de saúde.
A Associação oferece orientações jurídicas, acompanhamento psicológico, apoio social; participa ativamente das campanhas de enfrentamento da violência contra a mulher e desigualdade de gênero; promove eventos e ações como palestras, seminários, encontros regionais de mulheres e rodas de conversas; além de campanhas informativas sobre direitos da mulher, violência contra a mulher, violência doméstica e independência economia.
O Ajuda Mulher também age quanto à discriminação da mulher negra através de palestras em fábricas e escolas e desenvolve oficinas de bordado e artesanato, com o intuito de trabalhar a autoestima e o desenvolvimento econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade social.