TÚMULOS

Cemitério está bem cuidado, mas há túmulos, mausoléu e carneiros carecendo reformas

Por: Sebastião Tadeu Ribeiro | Categoria: Cidades | 25-10-2019 11:26 | 3212
Sem  conservação, estão fazendo até Macumbaria  dentro deste túmulo abandonado no cemitério da Saudade, em Paraíso
Sem conservação, estão fazendo até Macumbaria dentro deste túmulo abandonado no cemitério da Saudade, em Paraíso Foto: Sebastião Tadeu Ribeiro

Em minhas frequentes visitas a túmulos, tanto de saudosos familiares entes queridos, e amigos que já partiram desta vida para a espiritual, tenho percebido o Cemitério de São Sebastião do Paraíso muito bem limpo, bem cuidado, disse ao Jornal do Sudoeste um paraisense.

Conforme afirma, a limpeza não é de agora, quando se aproxima o Dia de Finados. Ele reconhece que a Prefeitura construiu área murada para nela serem depositados provisoriamente, restos de urnas, vasos não mais usados com flores ornamentais que ficaram velhas e danificadas, e outros materiais não mais utilizados que devem ser retirados do interior do Cemitério.

Antes da construção desse local onde atualmente são depositados, materiais ficavam expostos, causando visual triste, assustador, e isso foi solucionado. As ruas no interior do Cemitério estão limpas, funcionários municipais que trabalham lá merecem aplausos e o reconhecimento da população, pelo zelo com o “Campo da Paz”, elogiou o visitante.

Ele no entanto observa, e afirma que se trata de crítica construtiva, a proprietários de túmulos antigos e mausoléu que estão descuidados, em alguns casos, abandonados, com crostas escuras, por falta de cuidado.

Também existem túmulos e carneiros antigos, totalmente abandonados, com tampas quebradas, que segundo informações, tem sido usados para “macumbaria”. No interior do túmulo se vê restos de materiais como velas pretas, vermelhas dentre outros, gesto desrespeitos para pessoas sepultadas.

O ideal é que proprietários ou responsáveis pela conservação de túmulos, mausoléus e carneiros providenciem a limpeza e consertos necessários. Com a colaboração de todos, com certeza o aspecto, o visual, irá melhorar ainda mais, e com isso irá se tornar um dos mais bem cuidados do Sul e Sudoeste Mineiro, por que não, de Minas Gerais, sugere o visitante.

Faltam apenas seis dias para o Dia de Finados, ainda dá tempo para necessárias limpezas, consertos de estragos, e ajudar melhorar o visual do Cemitério da Saudade.

Por falta de conservação, vejam que triste visual provoca este antigo Mausoléu no Cemitério Municipal da Saudade, em Paraíso