CURTAS DA EDIÇÃO 2351

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 30-10-2019 09:32 | 847
Foto: Reprodução

Recorrente
Entra ano, sai ano, e moradores no San Genaro, residências na rua Geraldo Pelúcio no Jardim Planalto continuam padecendo com a falta de escoamento de enxurradas. Basta um volume maior de chuva e é problema na certa. É o resultado de se jogar asfalto em vias públicas e não se fazer a canalização das águas pluviais, e isso não é de hoje. O pior da história é a falta de solução, administrações se sucedem e as enxurradas continuam fazendo estragos. Até o trânsito de veículos fica comprometido.

Adiada
Em virtude do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro a Câmara Municipal de São Sebastião do Paraíso não teve expediente na segunda-feira. O mesmo ocorreu com a Sessão Ordinária da mesma data onde os trabalhos também foram suspensos. A rotina voltou na terça-feira e a próxima sessão será no dia 4 de novembro, portanto, na próxima segunda-feira a partir das 19 horas.

Outros planos
Informação exclusiva obtida por esta coluna dá conta de que as obras na BR-265 a partir do Trevo da Copave poderão ter outros rumos. Cogita-se fazer uma alça a partir da Pedreira Cantieri passando por trás da Vila Conserva, Morumbi, Cidade Nova e que vai alcançar a BR-491 e novamente religar a BR-265, sentido Jacuí. A medida poderá ampliar áreas de construção de novos bairros, além de retirar o trânsito pesado do perímetro urbano. O assunto é motivo de conversações entre lideranças da cidade, o Governo de Minas Gerais e a Concessionária AB Nascentes das Gerais, e pode sair do papel antes do que se imagina.

Sem solução
O assunto já foi abordado pelo Jornal do Sudoeste algumas vezes, mas de efeito prático ainda não se viu ação decidida. Estamos nos referindo a aglomerados formados por usuários de bebidas alcoólicas em praças públicas de Paraíso que continuam causando transtornos a transeuntes. A mais recente reclamação que nos chega é quanto a presença de desocupados nas imediações e até próximo à portaria da Santa Casa. As reclamações é que normalmente pacientes ou seus acompanhantes já envoltos em preocupações com doenças, ainda acabam expostos a situações indesejáveis.

Em debate
Reclamações de mais e participações de menos, assim pode ser resumida a  audiência que debateu a situação da coleta seletiva em Paraíso, realizada semana passada. Tem razão quem cobrou maior divulgação do evento e com maior antecedência, o que acaba por justificar a válvula de escape para tão pequena participação. O evento é parte das etapas do processo de ampliação e aprimoramento da coleta seletiva na cidade realizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), por meio do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (Gesois). Foram apresentadas propostas de melhoria do serviço que já é executado no município. A princípio, os trabalhos serão intensificados nos bairros San Genaro, Vila Formosa e Jardim Planalto.

Elogiada
Tem sido elogiada à organização dos shows realizados no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho. Demonstração clara que em São Sebastião do Paraíso há pessoas competentes para encarar empreendimento desta envergadura. A sugestão desta coluna é para que se pense para o próximo ano a volta da exposição propriamente dita, com o envolvimento de setores do agronegócio, e não se restrinja apenas aos shows, que eram parte da Expar.

Queixa
Houve elogios, mas quem também lamentou falta de ação de órgãos de segurança para não permitir, ou ao menos inibir a presença de usuários de maconha que não foram incomodados. Pessoas de bem que entraram em contato com esta coluna, disseram que se sentiram incomodadas, e que o “fumacê” correu solto.

Festança
Bem organizada e com grande participação foi a festa promovida pelo Sempre Sudoeste que no último dia 25 de outubro comemorou 30 anos de existência da instituição. Grande número de servidores, funcionários municipais e convidados, o evento marcou época. Seja no trabalho com as pautas de reivindicações que estão sendo negociadas junto a administração municipal, seja no trabalho para ampliar os serviços e e atendimentos a seus associados, o Sempre tem marcado presença. Agora com representação além dos limites da cidade, ele continua sendo conhecido como um sindicato de luta por seus servidores.

Fotovoltaica
O  deputado Antônio Carlos Arantes foi recebido em audiência na Cemig pelo diretor de Relações Institucionais e Comunicação Empresarial, Marco Antônio Lage, e pelo Gerente Paulo Lott. Foi reivindicar o apoio da estatal para a instalação de uma Usina Fotovoltaica em São Sebastião do Paraíso. Arantes estava acompanhado de empresário que deverá investir na  implantação da usina.

Movimentação
Os servidores efetivos da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), interessados em fazer a movimentação na rede, têm até esta quarta-feira,30, para fazer a inscrição no sistema. Após informatizar o processo para facilitar as solicitações de movimentação, a SEE já recebeu mais de 4.200 inscrições de interessados na remoção por permuta, remoção estadual e remoção regional. O Sistema de Movimentação está disponível para professores, especialistas e inspetores escolares. As inscrições podem ser feitas até às 17h59 do dia 30 de outubro.

Como fazer
Os interessados em solicitar a movimentação devem efetuar seu cadastro no endereço eletrônico www.movimentacao.educacao.mg.gov.br. No momento do registro, o servidor deverá inserir o Masp, CPF, e-mail e data de nascimento. Os dados funcionais serão automaticamente extraídos dos bancos de dados da SEE. Após concluir o cadastro, o servidor deverá realizar sua inscrição nas seguintes modalidades de movimentação: remoção por permuta, remoção estadual e remoção regional. Para cada modalidade deverá ser realizada uma inscrição. A inscrição para mudança de lotação acontecerá no mês de novembro de 2019.