CURTAS EDIÇÃO 2356

Curtas

Por: Redação | Categoria: Cidades | 16-11-2019 10:18 | 930
Foto: Reprodução

Feriados
Depois de ontem 15 de Novembro, Dia da Proclamação da República, a próxima quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra novamente será feriado em São Sebastião do Paraíso. Trata-se de Lei Municipal que consta no Decreto do prefeito Walker Américo Oliveira, publicada na edição de nº 349 do Jornal Oficial do Município, no dia 16 de fevereiro de 2019. Pelo que se sabe até aqui não há nenhum evento programado para esta data, mas é para ser comemorado. Por sorte 8 de dezembro caiu em um domingo este ano.

Verde e amarelo
Enquanto em Paraíso a sociedade assiste inerte a perca de empresas que optam por atuar em outras cidades da região pelos atrativos e benefícios fiscais obtidos, o ex-deputado federal Carlos Melles esteve recentemente com o presidente Bolsonaro no início de semana quando do lançamento da Medida Provisória do programa de emprego chamada verde e amarelo. A iniciativa cria uma modalidade de contrato de trabalho visando estimular contratações de jovens em início de carreira. A tributação é reduzida neste caso e espera-se gerar 4,5 milhões de empregos até 2022.

Ganhadores
Jacuí realizou a premiação aos ganhadores do 3º Concurso de Qualidade do café do Município. Os vencedores são Nilson Miguel da Silva (1º lugar), Reginaldo Ferreira (2º lugar) e Gilvane Arantes (3º lugar). A iniciativa da Prefeitura recebeu o apoio da Câmara Municipal, de cooperativas, Associação Comercial e órgãos como a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). A iniciativa visa incentivar e promover no município a produção de cafés especiais, evento que tem recebido cada vez mais a participação de cafeicultores.

Asfalto
Ele e elas estão chegando juntos. É o asfalto e as chuvas, uma promessa e uma certeza que se espera ao longo do ano. Para que os moradores e usuários de algumas ruas do bairro São Francisco possam ter acesso ao benefício algumas vias estão passando por obras de manutenção com patrolamento e terraplanagem, além de colocação de cascalho. A expectativa é de que em seguida se não chover seja colocado o asfalto. O mesmo acontece com a Rua Evaristo Malagutti, na Vila Formosa e também vários trechos do Jardim Coolapa que deverão passar por obras de recapeamento.

Rejeição
O processo é lento e burocrático, e a análise das contas do ex-prefeito Rêmolo Aloise parece que vai dar motivo a falação. A Comissão de Educação e Saúde da Câmara tem a missão de analisar o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) que rejeitou as contas de Reminho. Os trabalhos são realizados pelos vereadores Vinicio Scarano (presidente), Maria Aparecida Cerize e Marcelo Morais (membros). Já nesta semana a comissão se reuniu com uma pauta bem extensa para ser tratada.

Espinhosos
A Comissão de Educação e Saúde também teve análise de questões polêmicas. Entre os tópicos consta uma situação de óbito, o caso de uma criança que segundo informações vinha sofrendo bulling em uma escola da rede municipal devido a problemas dentários.  Também é da alçada daquela Comissão analisar denúncia sobre uma possível situação de omissão de socorro em uma unidade de atendimento do município. Para encerrar tem o acompanhamento da acusação de falta de médico na USF de Termópolis. São assuntos que prometem render algum barulho nos próximos dias.

Investigadores
Nesta quarta-feira,13, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) apresentou, no Mineirinho, em Belo Horizonte, 382 novos Investigadores. Os profissionais recém-formados serão importantes para fortalecer os trabalhos de investigação e a Polícia Judiciária. Os novos policiais, que passaram por um período de mais de 640 horas no curso de formação técnico-policial na Academia de Polícia Civil (Acadepol), agora estão habilitados e qualificados para agregar esforços para a reestruturação da instituição. Resta saber se pelo menos um deles será designado para a Regional de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso.

Câmara
Valdir do Prado que já exerceu três mandatos como vereador, ao que tudo indica será convocado na próxima semana pelo presidente da Câmara, Lisandro Monteiro, a ocupar a vaga do vereador Ademir Ross (Tomateiro), afastado do cargo desde 19 de julho. Decorridos 120 dias do afastamento, regimentalmente o suplente deverá assumir o cargo, e o prazo está preste a vencer.