Condutores de veículos têm procurado o Jornal do Sudoeste com uma reclamação recorrente, ou seja, irregularidades na forma de cobrança da Área Azul em vias públicas de São Sebastião do Paraíso.
A procedente reclamação é que condutores estacionam veículos onde é cobrado como Área Azul e quer pagar a taxa devida, mas não encontra agentes para efetuar o pagamento.
Existem vários pontos onde se vende o bilhete para pagamento do tempo de uso do estacionamento, agentes a serviço da empresa responsável pela Área Azul, podendo também ser utilizado aplicativo para pagamento. Acontece que grande número de condutores não sabe onde se localizam pontos de venda, não há um indicativo ou pelo menos o número de telefone disponível para informações.
Outro detalhe é que boa parte de usuários utilizam-se de aparelhos telefônicos dos mais simples sem acesso a Internet, e outros sequer têm telefones.
Há de considerar também o grande número de pessoas, condutores de veículos vindos de outras cidades, inclusive da região que vindo a Paraíso não têm conhecimento de como se efetua o pagamento pela Área Azul, ficando subentendido que a cobrança será feita por agente.
Segundo disse um condutor ao “JS”, terça-feira (12/11) ele ficou por volta de 50 minutos dentro de seu veículo esperando a presença de um, ou uma agente da Área Azul, para pagar pelo estacionamento, mas não encontrou ninguém. “Cheguei por volta de 08h40 e somente depois de 50 minutos chegou o/a agente”.
Se o condutor tem compromisso e não tem tempo disponível para aguardar e efetuar o pagamento, quando retorna o bilhete de cobrança está colocado no limpador de parabrisas. Caso não efetue o pagamento e após 24 horas volta estacionar na Área Azul, estará sujeito a multa no valor de R$ 195, e ainda perderá cinco pontos em carteira de habilitação, por ser considerado “falta grave”.
Faltam agentes. Na quarta-feira (13/11) o Jornal do Sudoeste fez o teste. Um veículo foi estacionado no mesmo local e hora onde o reclamante disse ter aguardado por 50 minutos. E acabamos aguardando por igual tempo a chegada de alguém para cobrar pela Área Azul.
Observação: O local onde o fato ocorreu não é informado pelo jornal para evitar que possa haver eventual retaliação funcionário (a).